ECONOMIA

Governo Federal reduz alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados

Inscrições abertas para programa de financiamento de projetos de pesquisa colaborativa
Foto: MCTI
Linhas de pesquisa englobam áreas como ciências básicas da vida; saúde humana; biotecnologia agrícola e industrial; e bioenergia

Compartilhe:

Por MCTI

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o Programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa Colaborativa do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB). A entidade oferece financiamento para projetos de pesquisa com objetivo de promover a formação de jovens cientistas e o desenvolvimento de instalações de pesquisas.

O programa apoia linhas de temáticas de pesquisa nas áreas de ciências básicas da vida; saúde humana; biotecnologia industrial e agrícola; e bioenergia. Os candidatos devem ocupar cargos em universidades ou institutos de pesquisa dos países membros do ICGEB. Para essa Chamada, o ICGEB possui um portal online para envio de propostas do Programa de Pesquisa Colaborativa.

O ICGEB é uma organização intergovernamental autônoma desde 1994 e forma uma rede interativa com mais de 65 estados membros, dos quais o Brasil faz parte desde 2002. Estruturado em três componentes centrais, localizados em Trieste (Itália), Nova Deli (Índia) e na Cidade do Cabo (África do Sul), o Centro desempenha um papel fundamental na biotecnologia mundial pela excelência em pesquisa, treinamento e transferência de tecnologia para a indústria contribuindo para promoção do desenvolvimento global sustentável.

O MCTI, por meio da Coordenação-Geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias (CGSB), exerce a função de ponto focal do ICGEB no Brasil e o seu coordenador desempenha a função de Liaison Officer do ICGEB no país. O Liaison Officer exerce, entre outras atribuições, o papel de intermediar a comunicação e a cooperação em prol do desenvolvimento de interações frutíferas entre o país membro e o ICGEB.

Como participar da chamada

O pesquisador principal enviará online sua inscrição ao ICGEB que será transmitida, respectivamente, ao ICGEB (Itália) e ao Liaison Officer do ICGEB no Brasil . Nessa etapa, o Comitê Científico do Brasil, responsável pela seleção de bolsas, realizará a seleção daquelas propostas a serem endossadas para a convocação anual. O endosso é um requisito fundamental para que a bolsa seja concedida.

Após a análise dos projetos pelo Comitê Científico do Brasil, o Liaison Officer poderá apoiar até três propostas de Projetos de Pesquisa Colaborativa (CRP) e duas propostas de Bolsa (Early Career Return Grants). As propostas endossadas passarão por um processo seletivo liderado pelo ICGEB em Trieste (Itália) e os candidatos serão informados do resultado final por e-mail.

Prazo para submissão das propostas: 30 de abril de 2022.

Para maiores informações sobre a Chamada CRP, acesse este link.

Para dicas de como elaborar uma proposta para o ICGEB.

Para informações sobre o Programa, perguntas e respostas acessar o link.

Com informações Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024