Gestores da rede municipal recebem palestra sobre o papel da liderança na educação em Semana Pedagógica SMEC | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Evento ocorreu no Teatro Municipal de Boa Vista na tarde da útima quarta-feira, (31).

Abordando as barreiras e oportunidades que existem dentro da gestão escolar, o professor, Marcelo de Elias, trouxe uma reflexão sobre os gestores exercerem uma liderança mais eficaz e humanizada durante a palestra “Liderança na Educação: Desafios e Aprendizados na Gestão Escolar”, apoio do Sebrae Roraima na 11ª Semana Pedagógica da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura).

Em formato de bate-papo, o palestrante enfatizou que em um mundo de mudanças e tecnologias, os desafios para manter o aluno com um bom desempenho em sala de aula se tornou uma missão mais complexa.

Podemos dizer que o nome dessa aula foi mudança, porque inovar e trazer ideias que possam ser desenvolvidas no âmbito escolar é uma forma de melhorar esse espaço de aprendizagem, principalmente, tratando-se dos gestores que possuem esse papel de líder para os alunos, professores e todo corpo docente. explicou Marcelo de Elias.

Marcelo de Elias, palestrante.

Ter uma visão sobre os objetivos da instituição em relação ao nível educacional que está sendo proposto na escola foi outro desafio frisado pelo palestrante.

“Se adaptar as novas estratégias, atividades e dinâmicas é fundamental nesse processo de encontrar um ‘caminho’ alternativo saindo um pouco do tradicional, porém isso não significa que eles precisam abandonar o que já é estabelecido, mas agregar valor a esses métodos”, ressaltou.

O coordenador em exercício da Educação Empreendedora do Sebrae/RR, Tálison Silva, destacou que essa parceria reforça o compromisso da instituição em fomentar conhecimento através do empreendedorismo.

A Semana Pedagógica, é um evento de integração e abertura para o novo ano letivo, então trabalhar com essa temática de planejamento foi enriquecedor, porque contribuiu com informações, dicas e reflexões que poderão ser utilizadas no dia a dia dos gestores, além de motivá-los nesta jornada. concluiu.

Planejar, organizar, liderar, mensurar e acompanhar, foram os quatros pilares da gestão escolar apontadas pelo palestrante como peças “chaves” para obter sucesso e resultado eficazes.

“Tanto os gestores quanto os professores precisam gostar do que eles estão fazendo porque isso gera benefícios e produtividade para eles exercerem suas atividades, pois o ambiente escolar precisa ser um lugar feliz para todos”, acrescentou o palestrante.

Para a gestora do Centro de Autismo da rede municipal, Sandra Nobre, a palestra serviu como um momento de reavaliação sobre como eles podem melhorar sua gestão com estratégias e planejamento.

Liderar não é uma tarefa fácil mais com esse espaço pude entender que analisar tendências e inovação é fruto de sinergia, ou seja, motivar nossa equipe e alunos são elementos que farão diferença dentro do nosso centro, além de tornar nosso ambiente de trabalho em um lugar mais produtivo e agradável. pontuou.

Gestora do Centro de Autismo da rede municipal, Sandra Nobre.

O professor e vice gestor da Escola Municipal Dalício Faria Filho, Jonilde Lima da Silva, compartilhou que liderar de maneira mais humana é uma prática que deve ser desempenhada em todos âmbito da vida.

Enxergar o próximo não deveria mais ainda é um desafio, seja pela correria ou por outras questões, então acredito que essa palestra veio para somar com a forma em que estamos liderando visando o crescimento educacional da nossa região em especial, aqui em Boa Vista. finalizou.

Professor e vice gestor da Escola Municipal Dalício Faria Filho, Jonilde Lima da Silva.

SOBRE O PALESTRANTE

Marcelo Elias, é professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Fundação Dom Cabral. Mestre em Inovação e Design Thinking. Formação internacional na Universidade de Tampa na Flórida/EUA e MBAs pela USP e FGV. Possui experiência como Executivo de Recursos Humanos, empreendedor empresário. Fundador da “Universidade da Mudança “, o maior portal brasileiro de conteúdo sobre mudanças. Reconhecido como um dos maiores especialistas do Brasil em mudanças, inovação e gestão.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024

FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia monitora aplicação da lei que garante meia-entrada a agentes de segurança pública | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024