GESTÃO E MEIO AMBIENTE ALE-RR promove palestra sobre desenvolvimento sustentável para cooperativa de carvão | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) e a Superintendência de Compras, ambos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveram nesta quarta-feira (6) uma palestra para abordar conceitos de desenvolvimento sustentável relacionados à gestão de cooperativas. O evento ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Distrito Industrial e contou com a participação de mais de 30 cooperativados.

Com o tema “Cooperativismo de forma sustentável”, o encontro abordou temas relacionados à sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, aspectos legais e administração das cooperativas, além dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que tratam sobre os principais desafios para o avanço do Planeta.

A necessidade pela palestra partiu da Cooperativa Unicarvão. A presidente Denize Vital destacou como os conhecimentos adquiridos vão impactar no funcionamento da gestão do grupo. “No projeto que desenvolvemos, estamos implantando siderurgia sustentável, com forno e fornalha inovadores. É essencial buscarmos a sustentabilidade, o conhecimento, e compartilhá-los com os cooperados. Assim, eles podem desenvolver o projeto minimizando o impacto em suas vidas, em nosso produto e em nossa vizinhança”, disse.

Entre as palestrantes a diretora do CAM, Alessandra Rios. Ela afirmou que a capacitação abordou informações essenciais para o crescimento das cooperativas, tendo em vista que o desenvolvimento do grupo é sempre maior do que individualmente.

Já há algum tempo trabalhamos com nossos cooperados na questão da obrigação do cooperativismo. Agora, estamos focados em trazer a legislação dentro do cooperativismo e a sustentabilidade social para o nosso convívio. É fundamental entendermos como é o processo de trabalhar em grupo, como cooperados, em vez de agir de forma individual”, declarou Alessandra.

O superintendente de Compras da ALE-RR, Janderson Barbosa, ressaltou que a temática da palestra é de grande importância para o debate social, e que deve permear as ações do Estado, Mercado e Sociedade Civil organizada.

Decidimos focar nossa atenção no desenvolvimento sustentável, pois é um tema atual e de grande importância. A sustentabilidade é um tripé que envolve aspectos sociais, ambientais e econômicos, e tudo isso está intrinsecamente ligado a essa cooperativa, porque é uma organização de produção e fornecimento de carvão para o mercado local”, disse Barbosa.

Ao final do curso, os participantes receberam certificado da Casa Legislativa. “Acredito que a gente teve acesso a essas informações para levar para dentro da cooperativa e nos aperfeiçoarmos, sem causar mais danos ao meio ambiente”, conclui Roberto Rivelino, cooperado da Unicarvão.

Os registros fotográficos do evento podem ser acessados por meio do Flickr da Assembleia Legislativa, no link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Atendimentos do Cam

Interessados em conhecer o acervo físico com mapas e dados dos municípios roraimenses ou solicitar apoio em treinamento para desenvolvimento do associativismo, o atendimento no Centro de Apoio aos Municípios (Cam) ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Surumu, nº 1.719, bairro São Vicente, em Boa Vista. O contato é realizado ainda pelo número (95) 98402-2618.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

CONTRAPOSIÇÃO Coronel Chagas defende governador de Roraima em pronunciamento na tribuna da ALE-RR | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024

Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras pecam na prevenção

Postado em 29 de maio de 2024

Sebrae/RR abre processo seletivo para vagas com remuneração de até R$ 5.232,10, mais benefícios | ASN Roraima

Postado em 29 de maio de 2024

‘LUZES E SOMBRAS DA AMAZÔNIA’ Exposição fotográfica na Assembleia Legislativa revela beleza singular de Roraima | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024