EM RONDÔNIA

Gabriel Picanço representa Roraima em evento de colegiados da Unale

Encontro ocorreu na Assembleia Legislativa rondoniense nesta segunda-feira
Foto: Thyago Lorentz ALE-RO
Direto de Porto Velho / RO

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) representou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), na posse e reunião do Colegiado Permanente de Presidentes das Assembleias Legislativas nesta segunda-feira (14), na cidade de Porto Velho, Rondônia.

A presença de dois representantes do Norte na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) será importante este ano. Isso porque Gabriel Picanço é vice-presidente da entidade pela Região Norte, tendo sido eleito na 24ª conferência em 2021.

“Levaremos as demandas de nossos estados para que cheguem ao Congresso Nacional. A Unale é muito forte, temos 1.059 deputados estaduais e muita força com as nossas bancadas”, disse Picanço.

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia, o parlamentar discursou sobre os principais entraves que impedem o desenvolvimento roraimense e diz esperar a contribuição das demais unidades federativas da Região Norte. Ele citou, por exemplo, a falta de infraestrutura da BR-174, única rodovia que liga Roraima ao restante do país, e as barreiras que travam a construção do Linhão de Tucuruí, o que deixa o Estado fora do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Assim como Rondônia, Roraima tem vários pleitos para serem tratados com os parlamentares estaduais de toda a Federação. “Continuaremos a insistir na infraestrutura da BR-319, de Rondônia ao Amazonas. É o coração do transporte de nossas riquezas para o restante do País. Temos ainda o setor energético do nosso Estado e vamos discutir esse impasse de mais de dez anos, a infraestrutura da BR-174”, destacou o parlamentar de Roraima.

Alex Redano (Republicanos-RO) foi empossado presidente do colegiado até dezembro deste ano. A cerimônia ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia. A disputa ocorreu entre os presidentes das 26 Assembleias Estaduais e a do Distrito Federal.

“Serão várias pautas a serem discutidas, fortalecimento das Assembleias e as questões regionais, como minério, garimpagem. Precisamos dar legalidade, fortalecer o agro e o comércio, bem como discutir os assuntos de outros Estados”, defendeu Redano em entrevista coletiva à imprensa.

O presidente da Unale, Lídio Lopes (Patri-MS), conduziu a cerimônia de posse. “Tudo da Unale passa pelas Assembleias e, obviamente, precisamos ser impulsionados pelos presidentes, principalmente nas pautas estaduais, trazendo-as para a Câmara Federal”, frisou.

Participaram ainda representantes de Assembleias da Bahia, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional Rondônia.

Programação

Na terça-feira (15), o deputado Gabriel Picanço participará na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) da instalação da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale – gestão 2022, a qual a deputada Catarina Guerra (SD) integrará como vice-presidente de Assuntos Sociais.

Leia também:

ANIVERSÁRIO MUNICIPAL TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

100 VAGAS Inscrições para cursos presenciais de Informática na Escolegis iniciam na próxima semana | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

Em Cannes, MinC celebra presença do audiovisual brasileiro no exterior — Agência Gov

Postado em 27 de maio de 2024

Governo vai abrir edital para que municípios recebam equipamentos de TV digital – Notícias

Postado em 27 de maio de 2024