Pesquisar
EM RONDÔNIA

Gabriel Picanço representa Roraima em evento de colegiados da Unale

Encontro ocorreu na Assembleia Legislativa rondoniense nesta segunda-feira
Foto: Thyago Lorentz ALE-RO
Direto de Porto Velho / RO

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) representou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), na posse e reunião do Colegiado Permanente de Presidentes das Assembleias Legislativas nesta segunda-feira (14), na cidade de Porto Velho, Rondônia.

A presença de dois representantes do Norte na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) será importante este ano. Isso porque Gabriel Picanço é vice-presidente da entidade pela Região Norte, tendo sido eleito na 24ª conferência em 2021.

“Levaremos as demandas de nossos estados para que cheguem ao Congresso Nacional. A Unale é muito forte, temos 1.059 deputados estaduais e muita força com as nossas bancadas”, disse Picanço.

Na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia, o parlamentar discursou sobre os principais entraves que impedem o desenvolvimento roraimense e diz esperar a contribuição das demais unidades federativas da Região Norte. Ele citou, por exemplo, a falta de infraestrutura da BR-174, única rodovia que liga Roraima ao restante do país, e as barreiras que travam a construção do Linhão de Tucuruí, o que deixa o Estado fora do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Assim como Rondônia, Roraima tem vários pleitos para serem tratados com os parlamentares estaduais de toda a Federação. “Continuaremos a insistir na infraestrutura da BR-319, de Rondônia ao Amazonas. É o coração do transporte de nossas riquezas para o restante do País. Temos ainda o setor energético do nosso Estado e vamos discutir esse impasse de mais de dez anos, a infraestrutura da BR-174”, destacou o parlamentar de Roraima.

Alex Redano (Republicanos-RO) foi empossado presidente do colegiado até dezembro deste ano. A cerimônia ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia. A disputa ocorreu entre os presidentes das 26 Assembleias Estaduais e a do Distrito Federal.

“Serão várias pautas a serem discutidas, fortalecimento das Assembleias e as questões regionais, como minério, garimpagem. Precisamos dar legalidade, fortalecer o agro e o comércio, bem como discutir os assuntos de outros Estados”, defendeu Redano em entrevista coletiva à imprensa.

O presidente da Unale, Lídio Lopes (Patri-MS), conduziu a cerimônia de posse. “Tudo da Unale passa pelas Assembleias e, obviamente, precisamos ser impulsionados pelos presidentes, principalmente nas pautas estaduais, trazendo-as para a Câmara Federal”, frisou.

Participaram ainda representantes de Assembleias da Bahia, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional Rondônia.

Programação

Na terça-feira (15), o deputado Gabriel Picanço participará na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) da instalação da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da Unale – gestão 2022, a qual a deputada Catarina Guerra (SD) integrará como vice-presidente de Assuntos Sociais.

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025