Pesquisar

G20 Brasil teve a ousadia de colocar demandas dos invisíveis no centro do debate global — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Brasil apostou na diplomacia para chamar o mundo a acelerar transformações em nome daqueles que sempre ficaram para trás. O crescimento econômico global precisa estar alinhado à justiça social. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o maior legado

Da inclusão de demandas comuns aos países do Sul Global à abertura de espaço para que as pessoas pudessem levar suas realidades aos debates do fórum de cooperação econômica do mundo, a presidência brasileira do G20 foi histórica. O País partiu de um lugar de coragem e ousadia na esperança de que ainda é possível contornar a policrise global. E para isso, os principais líderes do mundo precisam de fato estar comprometidos em ouvir e atender as urgências que parte dos territórios pelo mundo.

Não haverá economia forte e planeta sustentável em contexto de conflitos e guerras, e de lentidão para cumprir os acordos pelo clima e o aprofundamento da fome e da miséria. O Brasil apostou na diplomacia para chamar o mundo a acelerar transformações em nome daqueles que sempre ficaram para trás. Por meio dos esforços empregados neste ano desafiador, demos passos por um outro olhar sobre como o crescimento econômico global precisa estar alinhado à justiça social. Por isso, também, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é o nosso maior legado.

Cobertura histórica

As equipes do G20 Brasil e da Empresa Brasil de Comunicação responderam por uma cobertura histórica. De 1º de dezembro de 2023, quando Brasil assumiu a presidência do fórum até o final da Cúpula dos Líderes, no último 19/11 – e ainda nos desdobramentos e repercussões dos dias que virão. Na aba específica do G20 Brasil, dentro da Agência Gov, encontram-se quase 500 publicações.

Para a cobertura da Cúpula do G20 (18 e 19/11) e do G20 Social (14 a 16). A EBC demonstrou excelência, capacidade técnica e profissionalismo para liderar transmissões em nível internacional e se firmar como emissora parceira do G20. Entre a comunicação do G20 Brasil e a EBC, mais de 300 profissionais estiveram envolvidos na cobertura especial, com geração de imagens, conteúdo jornalístico e transmissões para mais de 200 emissoras de TV, brasileiras estrangeiras.

Participaram dessa produção histórica: Canal Gov, Agência Gov, Rádio Gov, A Voz do Brasil, TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Rádio Nacional, Radioagência Nacional, Radiojornalismo e equipe de redes sociais. Tudo isso sem abrir mão do noticiário geral do Poder Executivo no Paîs – inclusive com equipe do Canal Gov na COP 29, no Azerbaijão, onde Brasil lidera negociações sobre acordos climáticoso.

Nesta última edição do G20 News semanal, o nosso “resumo” é também um balanço, que se despede com os registros da Cúpula de Líderes do G20, que aconteceu nesta semana no Rio de Janeiro. O site do G20 Brasil seguirá em atualização até 30 de novembro, na expectativa do início do mandato de turno da África do Sul. Além de documentos, cobertura noticiosa e audiovisual de toda a presidência brasileira, é possível acessar os conteúdos produzidos por organizações da sociedade civil que nos auxiliaram a explicar o que é o G20 para mais pessoas.

O Brasil agora se prepara para assumir outros dois espaços de cooperação internacional estratégicos: a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontecerá em Belém, em 2025; e a presidência do Brics, fórum para auxiliar medidas para o crescimento dos países do Sul Global, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e ampliado por Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia. No horizonte, o desejo de fazer mais e melhor por soluções para os desafios globais.

Agradecemos pela audiência e a companhia. Desejamos sucesso e boa sorte aos sul-africanos.

Confira também
EBC: cobertura do tamanho da importância do G20 para o Brasil e o mundo
G20 Social: maior cobertura dos 17 anos da Empresa Brasil de Comunicação
Agéncia Gov: mais de uma centena de publicações em uma semana histórica

 

 
 

CÚPULA DE LÍDERES DO G20 BRASIL

O Presidente brasileiro reforça avanços em igualdade étnico-racial, empoderamento feminino, energia renovável e sustentabilidade, além de ações para África e melhoria no acesso à água e saneamento.

Declaração do Rio de Janeiro destaca tributação de bilionários, transição energética, apoio à COP 30 no Brasil e soluções para desafios globais, com foco em crescimento sustentável e combate à pobreza. Apoio a temas inéditos no fórum são a marca da presidência brasileira.

Saiba mais sobre a principal entrega da presidência brasileira do G20, que pretende erradicar a fome no mundo até 2030. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), 733 milhões de pessoas estão subnutridas em 2024. Aliança conta, até o momento, com a adesão de 81 países, 26 organizações internacionais, 9 instituições financeiras e 31 fundações filantrópicas e organizações não governamentais.

O principal foco do Conselho é incentivar a participação ativa de países, instituições e organizações, além de ajudar a remover obstáculos e facilitar o estabelecimento de parcerias concretas orientadas para a ação e implementação de políticas no nível nacional. Os Campeões designados devem exercer responsabilidade significativa ou influenciar o processo de tomada de decisões.

INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO

Os dois países assinaram um Memorando de Entendimentos para promover a integridade da informação e enfrentar a desinformação. Para a ministra da Secretaria Geral de Governo da República do Chile, Camila Vallejo, a desinformação não é um fenômeno novo, o problema é a rapidez e massividade com que é distribuída nos dias de hoje.

Na proposta, prefeitos pedem investimento público anual de US$ 800 bilhões até 2030 e destacam cidades como catalisadoras de mudanças, com foco em clima, inclusão social e mais acesso a financiamentos sustentáveis.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi oficialmente lançada hoje (18), na Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. A Aliança é uma iniciativa do Brasil durante a presidência do fórum, e visa criar instrumentos para combate à fome e às desigualdades a nível global. A Aliança já conta com 148 membros fundadores, incluindo 82 países, a União Africana, a União Europeia, 24 organizações internacionais, 9 instituições financeiras internacionais e 31 organizações filantrópicas e não governamentais.

 

 

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025