ESCRITORES KIDS: Escola Municipal de Boa Vista desenvolve projeto que incentiva leitura e empreendedorismo | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Iniciativa proporciona uma visão crítica e contextualizada dos conceitos adquiridos dentro e fora da sala de aula e conta com a parceria do Sebrae/RR.

Com o lema conviver, participar, explorar e se expressar, o projeto “Ler, Reler e Empreender”, da Escola Municipal Frei Artur Agostini, busca ampliar o conhecimento linguístico e cultural dos estudantes estimulando as habilidades e competências relacionadas a leitura, escrita, interpretação textual e noções sobre empreendedorismo com turmas do 1º ao 5º ano.

Ação foi implementada, após uma análise feita pela própria escola que detectou que uma das principais dificuldades dos estudantes estava ligada a leitura, escrita e alfabetização na língua portuguesa, levando em conta que a instituição atende crianças de diversas partes da cidade, principalmente dos abrigos que acolhem os imigrantes, em sua maioria, venezuelanos.

Percebemos que a realidade em que a nossa comunidade escolar está inserida necessitava de alguma estratégia que pudesse melhorar essas problemáticas, pois o fluxo de entrada e saída dos alunos é significativo, explicou a vice gestora da Escola, Jucinete Costa Pizano.

Valorizando o protagonismo dos livros no processo de aprendizagem, a ação mostra que a literatura é um pilar importante para a formação do senso crítico e da cidadania, além de promover o gosto pela escrita e leitura.

Uma das atividades destaque do projeto foi a construção de livros feitos pelos alunos. “Os professores escolheram um gênero textual especifico para trabalhar a metodologia de maneira estimulante e criativa”, completou.

As turmas do 1º ano confeccionaram livros de receita culinária, com direito a produção e vendas dos alimentos que iam desde de bolo a arepas da Venezuela. Já do 2º ano, criaram histórias em quadrinhos, do 3º ano escreveram lendas e parlendas e comercializaram fantoches das histórias, do 4º ano produziram um jornalzinho e o 5º ano, explorou a poesia.

Somos norteados pelo empreendedorismo social que visa desenvolver ações que impactem a sociedade com criatividade e inovação, dentro desse contexto o Sebrae/RR foi um importante parceiro para a execução do projeto, ressaltou a vice gestora.

Através da Educação Empreendedora, conseguimos ter uma abordagem mais ampla e técnica sobre como trabalhar essa ideia dentro da escola desenvolvendo a alfabetização dos alunos por meio da confecção de materiais e sua venda, pois recebemos capacitações sobre como colocar em prática essas atividades de maneira atrativa e transformadora, frisou.

Os professores têm um papel fundamental nesta ação, pois eles deram auxílio nas atividades culminantes, como dança, música, contação de história, utilização de fantoches, mini teatro, jogos e brincadeiras, atividades externas e montagem de espaço para ler, o que contribuiu ainda mais com o crescimento do projeto.

Para mais, as crianças participaram de uma noite multicultural que resultou na exposição e comercialização dos livros e itens confeccionados pelos alunos.

Esse processo foi de suma importância para os nossos estudantes porque eles se sentiram valorizados em meio as suas produções, inclusive alguns até deram autógrafos, então foi um momento especial e produtivo, acrescentou.

‘Ler, Reler e Empreender’ é um projeto que proporciona mais qualidade na educação promovendo a inclusão, diversidade e evidenciando o potencial de cada aluno. Compromissados com a consciência do empreendedorismo social é uma iniciativa transformadora que mudou o cenário escolar atraindo o interesse dos alunos para ler e escrever, além de reduzir a quantidade de estudantes não alfabetizados na instituição de ensino.

PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Premiação correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare identifica, valoriza e divulga projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora. Professores interessados em participar da 2ªEdição do Prêmio Educador Transformador têm até o dia 05 de fevereiro para se inscrever, não perca essa oportunidade!

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024

FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia monitora aplicação da lei que garante meia-entrada a agentes de segurança pública | ALE-RR

Postado em 4 de março de 2024