Assembleia Nacional da Hungria presenteia Câmara com um novo vaso Zsolnay – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

26/01/2024 – 19:01  

Câmara dos Deputados

O novo vaso e os fragmentos do antigo, que estão em exposição no Salão Verde da Câmara

A Assembleia Nacional da Hungria presenteou a Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (25) com um novo vaso de porcelana Zsolnay. Um vaso semelhante, que havia sido presenteado por essa instituição ao então presidente Marco Maia, em outubro de 2011, foi quebrado durante a invasão da Câmara em 8 de janeiro de 2023.

O novo presente foi entregue ao diretor-geral da Câmara, Celso de Barros Correia Neto, pelo diretor-geral-adjunto de Gestão Econômica e de Infraestrutura da Assembleia Nacional da Hungria, Emil Bakos, e pelo diretor-geral da Consultoria Legislativa da Assembleia Nacional da Hungria, Tibor Bálrány. Eles vieram à Câmara acompanhados do embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Tamás Halmai; e pelo conselheiro da embaixada, Gyula Misi.

De acordo com relatório do setor de restauração da Câmara, a situação do vaso quebrado é uma das mais complexas, porque alguns fragmentos foram perdidos, gerando lacunas irreparáveis. Ainda serão feitos testes a partir de fios de sustentação e adesivos, para verificar a possibilidade de montagem do vaso, mantendo as lacunas abertas. Os fragmentos encontrados estão em exposição no Salão Verde da Câmara, junto com outros presentes protocolares quebrados e fotos da invasão da Casa.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Diretor-geral da Câmara segura o vaso entregue por autoridades húngaras

“Desde o dia 8 de janeiro, nós estamos trabalhando para restaurar, para recompor muito do que foi atacado e destruído naquele momento. Agora, muitas das peças já estão de volta à exposição. O vaso anterior ainda está em processo de restauração, mas esse vem compor o nosso acervo e em breve será colocado em exposição para aqueles que vêm visitar o nosso prédio”, disse o diretor-geral da Câmara.

Da Redação/WS

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo atualiza dados sobre eficiência energética em audiência da Frente Parlamentar de Energia – Notícias

Postado em 4 de março de 2024

Governo inaugura vicinal que atenderá comunidades indígenas de Normandia – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 4 de março de 2024

Desenvolve Roraima e Sebrae/RR avançam no planejamento estratégico durante visita consultiva | ASN Roraima

Postado em 4 de março de 2024

Concurso Nacional Unificado tem quase 10 mil indígenas inscritos

Postado em 4 de março de 2024