DIA DA ESCOLA Aos 56 anos, funcionária pública estuda inglês na Escolegis: ‘Realização de um sonho’ | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

É a realização de um sonho”, resume a funcionária pública Sandra Abril, de 56 anos, sentada na cadeira do curso de inglês básico na Escola do Legislativo (Escolegis), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Frases como “How are you?” [Como você está?] e “I am ok” [Estou bem] já estão na ponta da língua da mulher que priorizou os filhos na juventude e vê agora o idioma ganhando forma.

Há três anos, fui reenquadrada na União. Estou aproveitando, com todo o gás, para voltar a estudar, estou cursando Direito, fazendo cursos na área de licitações, porque a Assembleia está me proporcionando isso através da Escolegis. Fiquei fascinada! Quando cheguei e vi tantos jovens, a didática muito perfeita, pensei: ‘a gente consegue’. A idade não é um obstáculo para ninguém. Estou muito feliz pela oportunidade”, acrescenta Sandra.

Nesta sexta-feira (15), também é Dia da Escola. A Escolegis não é uma unidade de ensino tradicional, como as que costumamos a ir do jardim de infância até o ensino médio. No entanto, tem papel social semelhante: educar, formar novos profissionais, ajudar, por meio do ensino, a inserir no mercado de trabalho, a ter um segundo idioma, a melhorar o currículo e ver sonhos, como o de Sandra, saírem do papel. Ela é, portanto, uma escola. Não apenas pelo nome, mas pelas atividades que desempenha.

Ter a Escolegis como um espaço que atende diferentes classes sociais, com um conteúdo de qualidade e profissionais capacitados, enche o Parlamento de orgulho e vontade de fazer cada vez mais pela nossa população. Sabemos da importância da escola para a vida do cidadão e a Escolegis, sem dúvida, faz parte desse processo de ensino-aprendizagem de milhares de pessoas, independentemente da idade”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Busca e compromisso

No ano passado, a Escola do Legislativo recebeu mais de cem mil inscrições – algumas de fora de Roraima – nos cerca de 200 cursos que ofereceu gratuitamente à população. A presidente da instituição, deputada Catarina Guerra (União), explicou que a escola, em sua essência, foi criada para atender às demandas do Legislativo. Contudo, com o passar do tempo, viu-se a necessidade de oferecer cursos para a sociedade.

Diante da necessidade e do anseio que nossa população tem, ser um braço amigo, para aproximá-la dos sonhos, faz com que a Escolegis seja um viés para caminharmos juntos. É educar, é acreditar no meio de transformação que a educação pode proporcionar, é chegar a todos, independentemente da idade. Temos os idosos, os jovens, aqueles que procuram o primeiro emprego, os que sonham com o concurso público. Todos são abraçados e acolhidos”, enfatizou Catarina.

Outro ponto levantado pela parlamentar é em relação à capacidade técnica dos profissionais escolhidos para ensinar. Para ela, é primordial investir na capacitação dos servidores envolvidos, para que o ensino esteja embasado na seriedade e no compromisso em transformar a vida das pessoas.

Não é porque é gratuito que não tem qualidade. Pelo contrário. Temos a garantia de que aquilo que está sendo ofertado é feito com eficiência, transparência e qualidade”, reforçou.

Feedbacks e vagas

O diretor executivo da unidade, Igor Briglia, lembrou que já são duas décadas beneficiando a sociedade roraimense com ensino de qualidade, formação profissional e aprovação em concursos, com os cursos preparatórios feitos da Escolegis.

Além dos cursos, nós também desenvolvemos oficinas, que proporcionam para a população uma renda extra ou um diferencial no mercado de trabalho. As pessoas que fazem algum curso na Escolegis, voltam a ser nossos alunos posteriormente. Esse feedback de que conseguiram emprego, passaram no concurso, nos deixa muito felizes. A educação é um ciclo que sempre renova. É gratificante”, expressou Briglia.

Para saber se há vagas e quais cursos estão sendo ofertados pela Escola do Legislativo, você pode ligar gratuitamente para o Call Center da Assembleia Legislativa. O número é 0800 006 0670.

Texto: Josué Ferreira

Foto: Marley Lima / Nonato Sousa / Jader Souza

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022