PARLAMENTO AMAZÔNICO

Deputados estaduais participam de reunião com governador do Amapá

Pauta incluiu medidas para o desenvolvimento dos nove estados da Amazônia Legal
Foto: Ascom Alap

Compartilhe:

Por Angra Soares

Os deputados estaduais que fazem parte do Parlamento Amazônico realizaram na tarde desta quarta-feira (6), uma visita ao Palácio do Setentrião, que é a sede do governo do estado do Amapá. Na oportunidade, os parlamentares foram recebidos pelo governador Waldez Góes (PDT), que falou sobre o trabalho que pode ser desenvolvido por meio de parcerias entre os poderes Executivo e Legislativo para o desenvolvimento da Região.

“Estou assumindo a condição de presidente do Consórcio da Amazônia Legal, novamente, e já me coloquei à disposição do Parlamento Amazônico, na liderança da deputada Edna [Auzier], para que a gente faça a conciliação dessa agenda comum, de interesse do desenvolvimento local. Me refiro à agenda do Executivo, que passa muitas vezes pelo Legislativo”, disse Góes.

A deputada estadual amapaense, Edna Auzier (PSD), foi eleita, recentemente, a primeira mulher a presidir o Parlamento Amazônico. A posse será nesta quinta-feira (7), às 10h (horário de Brasília), na Assembleia Legislativa do Amapá. A eleição para a Mesa Diretora ocorreu em novembro de 2021, na cidade de Campo Grande (MS).

“Os deputados estão construindo esse trabalho em conjunto. Então, realmente, é defender a Amazônia, defender o desenvolvimento econômico. Que a gente possa estar aí, unidos. E a satisfação de agradecer o presidente Kaká [Barbosa (PL)], que nos apoia, e toda a bancada estadual, que vai assumir junto comigo. Então, é um desafio pra gente, mas que, com certeza, nós vamos nos dedicar para que possamos trazer melhorias para o nosso estado e para a nossa Amazônia”, destacou Edna.

Os deputados de Roraima, Eder Lourinho (PSD) e Renan (Solidariedade), que foram ao Amapá para participar da posse da nova diretoria, também estiveram na reunião com o governador Waldez Góes. Eder fez uma avaliação da conversa, que segundo ele, foi de boas-vindas e troca de experiências políticas.

“O governador apresentou algumas demandas para que, futuramente, o Parlamento Amazônico possa sentar-se com o Executivo e, realmente, reunir os nove estados [da Amazônia Legal] e levar essas demandas ao Governo Federal. Por exemplo, na Região Norte, quase todos os estados enfrentam problemas com a energia elétrica, regularização fundiária, questão dos minérios e em que áreas eles podem ser explorados”, destacou Eder, lembrando que muitas vezes são realizados encontros que não produzem ações efetivas. Segundo ele, a ideia agora, é colocar as discussões em prática.

O deputado Renan também avaliou a reunião como muito produtiva. Para ele, ser recebido pelo governador do Amapá e poder compartilhar o que tem dado certo em Roraima com os outros estados é também levar o desenvolvimento para todos. “Nós estamos lutando para que a mineração em áreas não indígenas seja legalizada em Roraima. E isso pode dar certo também em outras localidades, como vem acontecendo no Pará”, ressaltou o deputado.

SupCom ALERR

Direto de Macapá/AP

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024