GASOLINA E ÁLCOOL

Deputados aprovam projeto de lei que reduz ICMS em oito pontos percentuais

Redução será feita de forma gradual, ao longo de cinco anos
Foto: Nonato Sousa/ Tiago Orihuela
Redução será feita de forma gradual, ao longo de cinco anos

Compartilhe:

Por Marilena Freitas

Os deputados aprovaram com 15 votos o Projeto de Lei (PL) nº 60/2022, de autoria governamental, que reduz o percentual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis. A proposta altera a Lei nº 059/1993, que trata do Sistema Tributário Estadual.

O PL ajusta a carga tributária do Estado à realidade vivida pela sociedade roraimense, que, em razão da pandemia, atravessa uma crise econômica. A medida vai estimular a economia, para frear os efeitos da alta nos preços da gasolina e álcool anidro, produtos essenciais para a população.

O líder do governo na Casa Legislativa, Coronel Chagas, destacou a iniciativa do Executivo.

“É o primeiro Governo do Estado a adotar tais medidas. O governador Antonio Denarium [PP] se propõe a diminuir a arrecadação para que possa reduzir o preço dos combustíveis neste momento de crise ocasionada pela pandemia”, defendeu.

Conforme o projeto, a redução do percentual será de forma gradual, passando de 25% para 17%, uma diminuição de oito pontos percentuais ao longo de cinco anos. O projeto de lei, que segue agora para a sanção do Poder Executivo, cobrará 23% de ICMS sobre o valor dos combustíveis.

Esse percentual cairá para 21,50% no próximo ano. Para o exercício de 2004, o ICMS será de 20%, seguido de 18,50% em 2025; e de 17% a partir de 2026.

Texto: Marilena Freitas
Foto: Nonato Sousa/ Tiago Orihuela
Supcom ALE-RR | 16.02.2022

Leia também:

‘IncluirPod’ Com participação de ouvintes e convidados, primeiro episódio de podcast da Rádio Assembleia tira dúvidas sobre TEA | ALE-RR

Postado em 20 de abril de 2024

FGV publica resultado preliminar da prova de títulos no Edital 2 do concurso da Câmara – Notícias

Postado em 20 de abril de 2024

Lei Paulo Gustavo permite pluralidade a diversificação da produção local — Agência Gov

Postado em 20 de abril de 2024

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança no Pacaembu

Postado em 20 de abril de 2024