EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Deputados aprovam PL de acessibilidade em espaços públicos e comerciais

Proposta da deputada Betânia Almeida prevê ainda audiodescrição, legendagem descritiva e Libras
Foto: Jader Souza

Compartilhe:

Por SupCom ALERR

Garantir acessibilidade para pessoas com deficiência, gestantes e idosos em estabelecimentos comerciais e públicos de Roraima é o que prevê o Projeto de Lei (PL) nº 05/2021, de autoria da deputada Betânia Almeida (PV), aprovado por 17 votos, na sessão desta quarta-feira (22). Além do acesso facilitado, a norma prevê audiodescrição, legendagem descritiva e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A medida é obrigatória em escolas, restaurantes, casas de show, shopping centers, cinemas, teatros, museus e estabelecimentos similares, que devem dispor de recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência nos recintos destinados ao ensino e à exibição pública.

“Nossa proposta é sensibilizar, tanto o poder público quanto os comerciantes e a população de uma forma geral, sobre a importância de garantir meios de acessibilidade para a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência, em todos os locais, de forma igualitária. Aqui na Assembleia Legislativa, nós já usamos essa metodologia, que é a linguagem dos sinais, sinalização para os visitantes e rampas de acesso. Mas, apesar dos avanços, ainda há muito o que conquistar”, destacou a autora do PL.

De acordo com a matéria, qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento da lei, por meio de suas entidades representativas que, por sua vez, devem acionar os estabelecimentos infratores.

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024