EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Deputados aprovam PL de acessibilidade em espaços públicos e comerciais

Proposta da deputada Betânia Almeida prevê ainda audiodescrição, legendagem descritiva e Libras
Foto: Jader Souza

Compartilhe:

Por SupCom ALERR

Garantir acessibilidade para pessoas com deficiência, gestantes e idosos em estabelecimentos comerciais e públicos de Roraima é o que prevê o Projeto de Lei (PL) nº 05/2021, de autoria da deputada Betânia Almeida (PV), aprovado por 17 votos, na sessão desta quarta-feira (22). Além do acesso facilitado, a norma prevê audiodescrição, legendagem descritiva e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A medida é obrigatória em escolas, restaurantes, casas de show, shopping centers, cinemas, teatros, museus e estabelecimentos similares, que devem dispor de recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência nos recintos destinados ao ensino e à exibição pública.

“Nossa proposta é sensibilizar, tanto o poder público quanto os comerciantes e a população de uma forma geral, sobre a importância de garantir meios de acessibilidade para a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência, em todos os locais, de forma igualitária. Aqui na Assembleia Legislativa, nós já usamos essa metodologia, que é a linguagem dos sinais, sinalização para os visitantes e rampas de acesso. Mas, apesar dos avanços, ainda há muito o que conquistar”, destacou a autora do PL.

De acordo com a matéria, qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento da lei, por meio de suas entidades representativas que, por sua vez, devem acionar os estabelecimentos infratores.

Publicidade

Leia também:

Comissão de Cultura debate criação do Dia Nacional da Música Gospel – Notícias

Postado em 4 de junho de 2023

Museu das Culturas Indígenas tem programação especial em abril

Postado em 16 de abril de 2023

EM CAROEBE Famílias se reúnem para prestigiar apresentações de alunos do Centro de Convivência da Juventude | ALE-RR

Postado em 11 de dezembro de 2022

Polícia apreende produtos de luxo falsificados em município do Rio

Postado em 29 de novembro de 2022