CT&I Roraima realiza conferência de políticas para ciência e inovação; inscrições vão até quinta-feira, 21 – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta semana, Roraima destaca a Ciência, Tecnologia e Inovação durante a 3ª Conferência Estadual (3ª CECTI-RR), que será realizada de quinta, 21, a sexta-feira, 22.

As inscrições encerram na quinta-feira e podem ser realizadas neste site de forma gratuita.

O evento “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido”, executado pelo Governo do Estado por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima), promove novas políticas públicas relacionadas à CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) locais.

A programação ocorre no Campus Reitoria da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) das 18h às 21h (quinta-feira, 21), e das 7h30 às 18h (sexta-feira, 22), no auditório do Campus Reitoria da Uerr. A Seadi fornecerá certificados de participação para os e-mails cadastrados na inscrição.

PRIMEIRA ETAPA

A conferência estadual tem o objetivo de debater os principais desafios da CT&I em Roraima e como contribuir para a agenda nacional do setor na próxima década. Além disso, a 3ª CECTI-RR marca o retorno e serve como etapa inicial para a 5ª Conferência Nacional que ocorre de 4 a 6 de junho em Brasília (DF) após 14 anos desde a última edição, conforme explicou a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

“É uma grande oportunidade para ouvir a sociedade e discutir políticas relacionadas ao setor. Estamos realizando debates em todos os Estados brasileiros e as conferências são espaços importantes de diálogo para refletir sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no País e para analisar os programas, os planos e os resultados do setor. Por isso conto com a presença de todos e desejo uma excelente etapa estadual”, declarou a ministra.

EM RORAIMA

As propostas geradas durante a conferência estadual serão compiladas em um documento único do Estado de Roraima e encaminhadas para a 5ª CNCTI. O documento contribuirá para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030, com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

A representante da comissão gestora da 3ª CECTI-RR, Cintia Castro, reforçou que a participação de todos os agentes fomenta diálogos necessários para a CT&I em Roraima “Pesquisadores, gestores, empresários, estudantes, representantes da sociedade civil organizada, e demais interessados vão dialogar propondo soluções para os desafios enfrentados pelo desenvolvimento científico e tecnológico em Roraima, tanto no âmbito público quanto privado”, destacou.

O titular da Seadi e presidente da conferência estadual, Marcio Grangeiro, explicou que o evento desempenha um papel significativo em diversos contextos e setores relacionados a políticas públicas.

“Não passa apenas por inovação, mas também pela educação, saúde e meio ambiente. É uma forma de destacar a participação democrática identificando prioridades na construção de objetivos comuns, conscientizando sobre decisões importantes com legitimidade popular, além de mobilizar e fortalecer a sociedade civil”, relatou Grangeiro.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, dia 21:

18h – Credenciamento

19h – Cerimônia de Abertura

20h – Palestra: Democracia e Acesso a CT&I

21h – Encerramento

Sexta-feira, dia 22:

8h – Abertura

8h20 – Palestra: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: diagnóstico e prognóstico da ciência em Roraima, como contribuir localmente.

8h50 – Palestra: Setores produtivos e apoio à inovação nas empresas: os desafios e oportunidades no processo de integração da ciência e inovação aos setores produtivos.

9h20 – Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos: perspectivas socioculturais na transfronteira.

9h50 – Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social: segurança alimentar de populações vulneráveis.

10h – Intervalo

10h20 – Grupos de Trabalho

12h – Intervalo

14h – Grupos de Trabalho

17h – Apresentação Geral das Propostas

18h – Encerramento

5CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O objetivo dela é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova ENCTI (Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá programas, planos e resultados analisados.

PARCEIROS

As entidades parceiras no evento são o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UFRR (Universidade Federal de Roraima), IFRR (Instituto Federal de Roraima), Uerr e o FCTI-RR (Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima).

O Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), o Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I) e o CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) organização social supervisionada pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) são apoiadores, além da articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022