Congresso se ilumina de verde para celebrar o Dia da Infância – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


24/08/2022 – 18:08  

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados

Cúpulas do Senado e da Câmara serão iluminadas de verde desta quarta-feira até domingo

O Palácio do Congresso Nacional receberá iluminação especial na cor verde desta quarta-feira (24) a domingo (28), em comemoração ao Dia da Infância (24 de agosto). A data foi criada pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, buscando promover reflexão sobre as condições em que vivem as crianças no mundo inteiro. No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças pessoas com até 12 anos de idade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), crianças e adolescentes representam grande parte da população brasileira. São 53,7 milhões de meninos e meninas que precisam ter seus direitos e oportunidades de pleno desenvolvimento garantidos.

O marco legal da primeira infância (Lei 13.257/16) representou um avanço nesse sentido, trazendo princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas a crianças de até 6 anos de idade. Foi o reconhecimento de que os primeiros mil dias de vida (compreendendo a gestação e os dois primeiros anos de vida) representam uma janela única de oportunidade para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças.

A lei estabeleceu o aumento da licença-paternidade para 20 dias; incluiu o direito da criança a brincar e ser estimulada; e incluiu as mulheres que optam por entregar seus filhos à adoção e as grávidas em privação de liberdade como beneficiárias dos mesmos direitos das demais gestantes. Além disso, definiu como prioridade a formação e a qualificação de profissionais envolvidos com a primeira infância, assim como a necessidade de expansão da educação infantil.

Da Redação
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022