CONAE 2024: Sebrae participa da Conferência Estadual de Educação de Roraima | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

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O evento contou com uma série de atividades, incluindo oficinas, palestras e debates.

Apoiando e fomentando a educação empreendedora nas instituições de ensino, o Sebrae em parceria com o Fórum de Educação do Estado de Roraima, participou da Conferência Estadual de Educação em caráter extraordinário, etapa que antecede a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2024), que ocorrerá em janeiro.

Com o tema “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para Garantia da Educação como Direito Humano, Com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”, o evento reuniu professores de todos os municípios do Estado para debater sobre propostas e estratégias que podem melhorar a educação da próxima década com a implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, destacou que a educação empreendedora é um dos pilares que têm impactado diretamente os professores que vêm desenvolvendo essa competência em sala de aula com os alunos.

“Temos um papel importante dentro desta discussão porque trazemos esse trabalho de fortalecimento que projeta resultados positivos para o setor educacional para juntos construirmos uma sociedade mais justa e melhor para todos” enfatizou Baú.

Simone Batista, a coordenadora estadual do Fórum de Educação do Estado de Roraima, compartilhou que é obrigatório que todos os estados realizem suas conferências para analisar o documento referência e o atualizar conforme a realidade da região.

“É um trabalho coletivo de discussões sobre as problemáticas da educação a nível local ou nacional, que serve para elaborar ou reelaborar essas políticas para os próximos dez anos e ter parceiros como o Sebrae, é fundamental porque a relação público/privado é algo que deve ser estabelecido, pois a educação perpassa por todos os setores, ou seja, somos todos frutos do processo educativo” disse.

Nonato Mesquita, o secretário de educação e desporto do Estado de Roraima, também esteve no evento e informou que traçar metas e diretrizes para o processo educacional é o principal objetivo desta reunião.

“Essa iniciativa tinha como finalidade trazer discussões em que a comunidade pudesse participar juntamente com os profissionais da educação sobre ter uma educação mais inclusiva com qualidade e equidade para que tenhamos êxitos nas ideias que foram elaboradas nesta etapa e contribuir com a elaboração do novo PNE 2024-2034” relatou o secretário.

A conferência teve os debates divididos em sete eixos. Cada um deles trabalhou com temas centrais, como problemas, causas, objetivos e metas para a construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Marcely Silva, professora da rede estadual em Pacaraima.

Um dos eixos foi sobre “A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios”.

“Como professora da rede Estadual em Pacaraima percebo que nosso município tem uma problemática especifica em relação aos imigrantes venezuelanos e indígenas que por não estarem acostumados com nossa cultura e língua acabam desistindo da escola, então precisamos entrar com um plano que os motivem a concluírem seus estudos com dignidade e qualidade”esclareceu a professora, Marcely Silva.

Neydaiane Queiroz, professora da Escola Municipal Indígena Rosália Nascimento de Freitas.

Para a professora da Escola Municipal Indígena Rosália Nascimento de Freitas localizada na Raposa Serra do Sol, Neydaiane Queiroz, essa conferência foi um espaço simbólico que representa a retomada do debate sobre a importância da educação para a sociedade.

“Foi uma oportunidade que vai agregar novos conhecimentos, estratégias e planos tanto para nós profissionais da educação quanto para os alunos e a sociedade em geral” adicionou a participante.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)

O PNE é um documento que estabelece metas para garantir acesso à educação de qualidade até 2034. O plano também apresenta 254 estratégias para assegurar que os objetivos sejam cumpridos em todos os níveis da educação.

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