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COMPREENDENDO O TEA Roda de conversa aborda introdução sobre o Transtorno do Espectro Autista com profissionais da Educação | ALE-RR

Divulgação/Fonte

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Profissionais da educação participaram de uma roda de conversa dirigida pela equipe do Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima, na noite dessa quarta-feira (9), na Escola Profª Maria Nilce Macedo, bairro Cauamé. Na pauta, apresentação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O intuito da roda de conversa, que faz parte da programação do mês Abril Azul, tratou sobre estratégias de ensino para alunos com TEA e o compartilhamento de dicas relacionadas à metodologia que os professores podem utilizar para trabalhar com os alunos autistas.

Erefica Santos é psicóloga e atualmente atua com crianças e adolescentes do TEAMARR. Ela levou exemplos de objetos simples que podem ser utilizados em sala de aula no manejo comportamental dos estudantes atípicos.

A maior dificuldade dos professores é a falta de manejamento. Então, essa capacitação veio para apresentar ferramentas que ajudam os alunos autistas nos momentos de crise e atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores em sala de aula, com a utilização de objetos como o spineerPop it e bolinhas.”

O major Falckner, gestor administrativo, aprovou a iniciativa desta abordagem em capacitar os docentes sobre assuntos relacionados ao autismo dentro do espaço educacional, visando familiarizá-los com o Transtorno do Espectro Autista.

Há casos em que o professor identifica um aluno com um possível diagnóstico relacionado ao autismo, mas não tem certeza. Por isso, capacitações como essa são maneiras de ajudar a escola, principalmente no que diz respeito à abordagem correta a esses alunos que precisam de cuidados especiais.”

Graciete Barros é professora há seis anos e tem contato com crianças autistas desde o primeiro ano de atuação em sala de aula. Ela afirma que é de extrema importância trazer temáticas e capacitações que tratam sobre os métodos e estratégias direcionadas ao trabalho com os alunos autistas.

A cada dia é perceptível dentro do âmbito educacional e na sociedade como um todo, a demanda de tantas pessoas, não apenas com TEA, mas com outros transtornos e deficiências. Sendo assim, a escola é um espaço essencial para se falar de inclusão e respeito às diferenças.”

A orientação do Centro de Acolhimento ao Autista nas escolas é um trabalho que ocorre durante todo o ano. A deputada e presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, Angela Águida Portella (Progressistas), enfatizou a necessidade de ampliar mais as informações para este público que trabalha diretamente com os vários tipos de atipicidade.

Os critérios para o atendimento das crianças e adolescentes atípicas são diferentes porque eles têm uma forma diferente de aprendizagem e de enxergar o mundo. Por isso, devem ser feitas adaptações nas avaliações, que estão sendo demonstradas nas palestras apresentadas durante essa roda de conversa.”

TEAMARR

O Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR que atende crianças e adolescentes com laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Grupos terapêuticos, capacitações, palestras e oficinas são parte do trabalho realizado pelo Centro. Além disso, o TEAMARR conta com equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos.

Os interessados podem procurar a sede do TEAMARR, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, São Francisco. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo número (95) 99164-1475.

Texto: Daniele Moura

Foto: Alexsandro Carvalho

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

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