Pesquisar

Comissão debate revisão de diretrizes de cursos de Geografia – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:


09/08/2022 – 08:07  

Divulgação/Prefeitura de Uberaba-MG

Diretrizes curriculares de cursos de Geografia estão em processo de revisão dede 2020

A Comissão de Legislação Participativa discute nesta terça-feira (9) a revisão das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Geografia. O debate foi solicitado pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC).

O parlamentar explica que o Conselho Nacional de Educação (CNE) iniciou, em 2020, um processo de revisão/reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Geografia, com a composição de uma Comissão Especial e a nomeação de uma equipe de consultores, que já apresentou propostas neste sentido.

“Não houve qualquer diálogo com a comunidade geográfica brasileira e os prazos para contribuições (feitas apenas por formulário virtual) foram exíguos”, afirma o parlamentar. Ele defende que o CNE e sua Comissão constituída apresentem às associações científicas e de representação e às universidades formadoras explicações detalhadas sobre o processo em toda sua plenitude, e que a comunidade geográfica, através de suas representações, possa ter suas reivindicações e proposições atendidas.

Foram convidados, entre outros, representantes da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE); e da Comissão de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia (CNE).

O debate será realizado às 16 horas, no plenário 3.

Da Redação – RL



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Novo passo na Reforma Tributária garante sustentabilidade e empregos de qualidade para o Novo Brasil — Agência Gov

Postado em 19 de janeiro de 2025

entenda como funciona o sistema de seleção — Agência Gov

Postado em 19 de janeiro de 2025

primeiras notas de corte já estão disponíveis neste sábado — Agência Gov

Postado em 18 de janeiro de 2025