Pesquisar

Comissão de Seguridade Social discute antecipação de testagem para AME no teste do pezinho – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

[ad_1]

30/08/2022 – 07:45  

Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte

Teste é feito de graça pelo SUS nos primeiros dias de vida

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (30) a antecipação da quinta etapa do teste do pezinho, que prevê a testagem para a atrofia muscular espinhal (AME).

O teste do pezinho é realizado a partir de amostra de sangue coletada no calcanhar do recém-nascido nos primeiros dias de vida e permite o diagnóstico de diversas doenças congênitas complexas que podem não ter sintomas aparentes.

No ano passado, foi sancionada a Lei 14.154/21, que ampliou de 6 para 53 o número de doenças rastreadas pelo teste oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A norma, que só entrou em vigor em maio deste ano, prevê a ampliação escalonada dessa testagem (veja quadro abaixo).

“O teste do pezinho para o diagnóstico da AME somente será realizado na quinta etapa, estimando-se o prazo médio de 2 anos para que esta fase seja alcançada”, afirma o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que pediu a realização do debate.

O parlamentar lembra que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da AME, “por isso é de extrema urgência que haja a antecipação desta 5ª etapa”.

A atrofia muscular espinhal, conhecida como AME, é uma doença rara e sem cura, que gera perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, provocando fraqueza muscular e atrofia. Um dos principais sintomas da doença é a dificuldade ou incapacidade de locomoção, de sustentação da cabeça e de respiração.

Foram convidados para debater o assunto, entre outros, representantes da Associação Brasileira de Amiotrofia Muscular Espinhal; a secretária de Atenção Especializada à Saúde Ministério da Saúde, Maíra Batista Botelho; médicos e mães de crianças com AME.

A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 10h30, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

 

 

Da Redação- ND

[ad_2]

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia

Postado em 10 de dezembro de 2025

GRANDE MÉRITO
ALERR reconhece trajetória de militares com medalha do Mérito Legislativo

Postado em 10 de dezembro de 2025

Inscrições para processo seletivo do Ceforr estão abertas até 11 de dezembro

Postado em 10 de dezembro de 2025