Pesquisar
INTEGRAÇÃO

Centro de Apoio a crianças com autismo faz piquenique em homenagem ao Dia das Mães

Proposta do encontro foi estimular interação entre crianças e aproximar famílias
Foto: Marley Lima
A Biomética Layele Martins e o filho João Vicente, durante piquenique promovido pelo TEAMARR

Compartilhe:

Por Suzanne Oliveira

O Centro de Apoio à Família da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) – TEAMARR – promoveu na tarde deste sábado (7) um encontro divertido em comemoração ao Dia das Mães, voltado aos familiares que têm crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Houve brincadeiras, jogos, rodas de pintura com as crianças e lanche ao final da tarde.

“Nós estamos fazendo essa confraternização entre as famílias, para que elas possam entender que elas não estão sozinhas. Que elas podem contar sim com o apoio do Centro e que estamos de portas abertas para acolhê-las. É uma força-tarefa para que a gente possa dar dignidade e condição melhor para as famílias e os autistas”, informou a deputada Angela Águida Portella (PP), que preside o Programa de Atendimento Comunitário, onde o TEAMARR está inserido.

A biomédica Layele Martins levou o filho, João Vicente, de cinco anos, ao evento para interagir com outras crianças que possuem TEA. Ela contou que o pequeno foi diagnosticado há dois anos e meio, após perceber nele, algumas características comuns da condição autista.

“Por já ter um parente autista na família, a gente acaba conhecendo mais as características. Começamos a observar que ele gostava de fixar o olhar em quadros, na central de ar, aí, pensamos que poderia ser. A suspeita maior veio quando ele completou dois anos e não falava. Foi quando procuramos ajuda e tivemos o diagnóstico”, contou Layele, complementando que o filho tem tido avanços, em relação aos colegas da mesma idade, após fazer acompanhamento multidisciplinar.

Ednaldo Coelho, diretor do TEAMARR, que também tem um filho com autismo, explicou que o objetivo do centro é “cuidar de quem cuida do autista” e dar um suporte a essas pessoas, por meio de atendimentos, encaminhamentos e capacitação de familiares e profissionais da Saúde.

Segundo ele, a ideia da festinha surgiu como uma oportunidade de integração dos envolvidos.
“Essa atividade que estamos tendo aqui foi para as mães que participaram com a gente de um curso de auxiliar terapêutico. Então, convidamos elas e suas famílias para conhecê-las e entender em que cenário os autistas estão inseridos na sociedade”, completou.

O Centro de Apoio à Família está localizado na Rua Jaqueira, nº 623, bairro Paraviana,

Leia também:

Projeto define antissemitismo e veda negação ou relativismo do Holocausto

Postado em 25 de abril de 2025

Empresários de Roraima participam da Automec 2025 em missão promovida pelo Sebrae

Postado em 25 de abril de 2025

Bolsonaro apresenta piora clínica e vai passar por novos exames

Postado em 25 de abril de 2025