‘CATEGORIA LEGISLATIVO’ ALE-RR conquista o Top 8 Nacional em interação nas redes sociais | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A plataforma Social Media Gov, referência em comunicação digital para o setor público, divulgou o ranking das instituições públicas com maior engajamento nas redes sociais em 2023, e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) figura entre as dez mais engajadas na categoria “Legislativo”, ocupando o honroso 8º lugar.

 

O Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a TV Senado lideram as primeiras colocações. Para o presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), a presença do Parlamento roraimense nesse seleto grupo demonstra o compromisso com a transparência e a aproximação do cidadão.

 

“A tecnologia oferecida pela plataforma não apenas destaca números de interação, mas evidencia o compromisso em facilitar o acesso à informação, demonstrando o nosso compromisso com a transparência, acessibilidade e participação social”, destacou o presidente.

 

Estratégia e equilíbrio

 

A equipe de comunicação da ALE-RR investe na produção de conteúdo informativo, relevante e de fácil consumo, utilizando linguagem clara e acessível, além de recursos visuais e audiovisuais que atraem e engajam o público.

 

Nesse sentido, segundo a superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, o resultado no ranking reflete a habilidade do setor em criar, analisar e planejar conteúdos de mídias sociais de maneira estratégica, alcançando os diferentes públicos da instituição.

 

“Hoje, não são apenas os jovens que estão nas redes, mas também adultos, idosos e crianças. Por isso, elaboramos estratégias para levar informações do Poder Legislativo de forma leve, com qualidade e atrativa ao cidadão, distanciando-nos da forma tradicional que muitas emissoras ainda usam. Temos uma equipe que faz esse planejamento, pensando em qual público queremos atingir e qual mensagem queremos transmitir. Fizemos um estudo de nosso público e estamos ampliando nosso alcance para chegar mais perto de todas as faixas etárias e de todas as religiões, porque, afinal, a Assembleia é a Casa do Povo”, esclareceu a superintendente.

 

Para a diretora de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Casa Legislativa, Leocides Daubermann, um dos desafios em democratizar as informações do Parlamento na era digital é equilibrar o perfil institucional e promover um relacionamento mais direto e leve, característica das redes sociais.

 

“É necessário ter em mente o nosso público, que são os nossos seguidores, e agir sempre de acordo com a Lei de Acesso à Informação, aproximando as ações do parlamento da população. Dessa forma, queremos que as informações cheguem ao público de modo a gerar engajamento, mantendo sempre a seriedade. Não podemos perder esse equilíbrio, e temos conseguido alcançar esse objetivo. O resultado no top dez mostra que estamos no caminho certo”, disse Daubermann.

 

Interação e feedback

 

Para manter o engajamento em alta, a coordenadora de Publicidade, Nattacha Vasconcelos, aponta que é preciso entender que as redes sociais são canais de diálogo permanente com a população. A equipe precisa responder dúvidas, comentários e mensagens com agilidade e atenção, promovendo um ambiente de debate e construção coletiva.

 

“O trabalho não acaba depois da postagem, continua. Precisamos fazer um trabalho de monitoramento e interagir, porque precisamos do feedback das pessoas, e as pessoas precisam do nosso feedback. É isso que temos feito. Cada comentário, curtida e compartilhamento servem como ferramentas para analisar o que está acontecendo na nossa rede social e o que as pessoas gostam ou não gostam de ver”, explicou.

 

A interação constante e o foco no feedback têm se traduzido em resultados expressivos. “As pessoas têm gostado do conteúdo. Prova disso é que só em 2023 tivemos mais de treze mil novos seguidores no Instagram, e em todo o ano foram mais de vinte milhões de visualizações em todas as plataformas”, complementou a coordenadora.

Porém, Vasconcelos adverte que conquistar seguidores é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio é mantê-los engajados. Para isso, as redes sociais da Casa Legislativa têm apostado na diversificação do conteúdo, uma estratégia essencial para evitar a monotonia e manter o interesse do público.

“A intenção é que esse público seja permanente, porque o difícil não é conquistar, é fazer com que permaneçam. Temos que diversificar o conteúdo para não ficar chato e cansativo. Estamos sempre mudando as estratégias, é assim que a rede social funciona para continuar engajando antigos e novos seguidores”, concluiu.

 

Acompanhe o trabalho do Parlamento roraimense nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e TikTok. Basta seguir @assembleiarr

 

Social Media Gov

O Social Media Gov é uma plataforma digital que auxilia instituições públicas a desenvolver, analisar e planejar conteúdos e estratégias de comunicação para as redes sociais. A ferramenta reúne publicações de instituições governamentais em níveis municipal, estadual e federal, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas, entre outros.

 

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima/ Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024

acompanhe em tempo real as ações pelo Brasil — Agência Gov

Postado em 3 de março de 2024