PODER JUDICIÁRIO

Assembleia Legislativa participa de solenidade de aniversário de 31 do TJRR

Após sessão solene, a instituição realizou palestras ministradas pelo desembargador Clint Bolick, membro da Suprema Corte do Arizona (EUA)
Foto: Alfredo Maia
Solenidade alusiva aos 31 anos do TJRR

Compartilhe:

Por Kátia Bezerra

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jânio Xingu (PP), participou nesta segunda-feira (25) da cerimônia de celebração do aniversário de 31 anos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). O parlamentar parabenizou a atuação da corte roraimense e destacou a conciliação como ferramenta essencial na solução de conflitos.

“O TJ vem fazendo um trabalho equilibrado, sempre preservando o estado democrático de direito, abrindo acesso a todos os roraimenses, quer seja no baixo rio Branco, quer seja nos lugares mais distantes. O judiciário é o equilíbrio de todas as forças, da cidadania, que une e fortalece a sociedade”, frisou.

Após sessão solene, a instituição realizou uma série de atividades, dentre elas duas palestras, ministradas pelo desembargador Clint Bolick, membro da Suprema Corte do Arizona (EUA), com os temas: “Independência do Judiciário e o Futuro das Américas” e “O Modelo Norte-Americano de Justiça: história, princípios, evolução e desafios”. O magistrado afirmou que é extremamente necessário compartilhar informações e conhecimento e ressaltou a importância do intercâmbio entre os países.

“Nós compartilhamos tradições judiciais que podem ajudar a informar um ao outro, especialmente em questões relacionadas à constituição e as eleições, coisas que podemos informar uns aos outros. Espero compartilhar experiências dos EUA e aprender com as experiências brasileiras”, disse.

O magistrado destacou o trabalho realizado pelo TJRR nas localidades mais distantes do Estado, por meio do Justiça Itinerante. “Fiquei muito impressionado ao saber que a corte de Roraima está levando acesso à Justiça para várias comunidades que antigamente, não tinham esse acesso. Ver o que vocês conseguiram fazer aqui foi muito inspirador. Quero muito que meus colegas dos EUA tenham a oportunidade de virem visitar as cortes brasileiras e espero que juízes de Roraima possam visitar nossas cortes”, avaliou.

Esse intercâmbio de conhecimento também foi destacado pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter. “O Brasil e os Estados Unidos sempre foram países irmãos e isso reforça a vocação e atuação do Arizona e do Tribunal de Justiça de Roraima. Isso torna um vínculo mais efetivo ainda, com a troca de experiência e quem ganha é a população”, analisou.

O evento contou com a participação de autoridades locais e do governador Antonio Denarium (PP). A cerimônia foi aberta ao público e realizada no formato presencial e online, no Fórum Advogado Sobral Pinto, na praça do Centro Cívico, em Boa Vista. Toda a programação foi transmitida pelo canal do TJRR no YouTube.

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024