Pesquisar
SOLENIDADE

Assembleia Legislativa homenageia 250 personalidades que escrevem a história da instituição

Durante a solenidade foram homenageados homens e mulheres, roraimenses e roraimados, que contribuíram com a história do Parlamento
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Por Suellen Gurgel

Medalhas, títulos, plenário lotado e sentimento de gratidão marcaram a homenagem a 250 personalidades que escrevem os 30 anos de história da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), numa sessão solene nesta terça-feira (19).

O evento no plenário Noêmia Bastos Amazonas encerrou as comemorações dos 30 anos da Casa Legislativa e da promulgação da Constituição de Roraima. As festividades iniciaram em agosto do ano passado.

Em tom de agradecimento, o presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos), falou dos esforços de construir um acervo que resgate as memórias do legislativo. “Não há um país, uma sociedade e muito menos um Poder Legislativo sem história. Por isso, nós criamos o acervo para resgatar a história política. Estamos a todo vapor montando parceria com as universidades, professores e ex-deputados”, comentou.

Sampaio também afirmou que a homenagem aos homens e mulheres, roraimenses e roraimados, além de merecida, reconhece o legado dos pioneiros. “E eu quero dizer a cada ex-deputado, deputado, servidores homenageados que o nosso amadurecimento é fruto do aprendizado vivenciado por vocês e serve de parâmetros na construção dos bons debates”, disse.

Neste sentido, é justo dividir os louros com quem contribuiu decididamente para o enfrentamento de questões cruciais para o desenvolvimento do Estado. “As questões da terra, as energéticas, a economia do contracheque, toda essa luta a gente continua. Sabemos que os senhores fizeram o possível, e se hoje já solucionamos o título das glebas é porque foram os ex-deputados e a sociedade roraimense, lá atrás, que deram o pontapé inicial. Então, reconhecemos e agradecemos a cada um que contribuiu para esse debate”, reconheceu.

A chamar de Poderes irmãos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE/RR), Manuel Dantas, ressaltou a importância do Legislativo, o primeiro a ser instalado.
“O Tribunal de Contas é um parceiro de raiz constitucional. São como irmãos siameses. Eu tenho que congratular a Assembleia Legislativa, pois quando homenageia representantes dos Poderes, a sociedade também é homenageada”, destacou.

Os primeiros homenageados, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o bispo Dom Mário Antônio da Silva, foram agraciados com o título de Cidadão Benemérito do Estado. As “Medalha Comemorativa dos 30 anos da Assembleia Legislativa” foram concedidas aos deputados constituintes e da atual legislatura, servidores e ex-servidores, bem como para autoridades civis e militares.

O deputado constituinte, Flávio Chaves não escondia a alegria em ser homenagem e relembrou as dificuldades do pioneirismo e desafios para fazer uma Constituição que traduzisse os anseios da população.

“Eu, como primeiro presidente da Assembleia Legislativa, assinei a nossa Constituição, então a felicidade é muito grande. Nós não tínhamos muito recursos, trabalhávamos com os nossos próprios carros e rodamos o Estado de norte a sul, de leste a oeste. Fomos a todos os municípios pegar sugestões da população e junto com os prefeitos, fazíamos os artigos das leis”, rememorou.

Marcaram presença na solenidade o chefe do Executivo, Antônio Denarium (PP); representante do Poder Judiciário, a desembargadora Tânia Maria Vasconcelos; o senador Mecias de Jesus (Republicanos); deputado federal Hiran Gonçalves (PP); a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPRR), Janaína Carneiro Costa; presidente do Tribunal de Contas, Manuel Dantas Dias; defensor público-geral, Oleno Matos; o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianelli, e outras autoridades.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3), Facebook e YouTube (@assembleiarr).

Leia também:

Ministra da Cultura nega irregularidade em contratações para shows durante o Carnaval

Postado em 30 de abril de 2025

Lupi diz que sempre foi contra descontos em benefícios previdenciários

Postado em 30 de abril de 2025

Polícia Civil prende corretor de imóveis suspeito de aplicar diversos golpes em Roraima

Postado em 30 de abril de 2025