Pesquisar

Aprovada indicação para chefiar embaixada brasileira em Mianmar — Senado Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Senado aprovou nesta quarta-feira (20), em Plenário, o nome do diplomata Gustavo Rocha de Menezes para o cargo de embaixador do Brasil em Mianmar, no Sudeste asiático. A indicação (Mensagem 55/2023) foi aprovada com 47 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção.

A República da União de Mianmar segue sistema de governo presidencialista. O território tornou-se independente do Reino Unido em 1948 e, hoje, tem 54,2 milhões de habitantes. Na véspera da posse do novo Parlamento, em fevereiro de 2021, o então presidente Win Myint foi detido junto a outras autoridades. Desde então, foi instalado um regime militar que segue no poder.

Durante a sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), em agosto, o diplomata indicado lembrou que Mianmar está localizado em região estratégica, em termos de comércio e produção, para a qual o Brasil mantém interesse firme. Ele afirmou que a instabilidade política pode, sim, resultar em impacto nas relações bilaterais. Mas afirmou que é preciso olhar para os anos de relações bilaterais e também para o futuro, para pensar nas chances de recuperação do outro país.

As relações diplomáticas entre o Brasil e Mianmar foram iniciadas em 1982. A única embaixada mianmarense na América do Sul é localizada em Brasília e está em atividade desde 1996. Atualmente, estão em vigor acordos bilaterais nas áreas de cooperação técnica e de isenção de vistos.

Currículo

Gustavo Rocha de Menezes nasceu no Rio de Janeiro em 1967. É formado em Economia e tem mestrado em Relações Internacionais. Ele ingressou no Instituto Rio Branco em 1994 e iniciou a carreira diplomática em 1995. Entre 2021 e 2022, chefiou o gabinete do então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A indicação foi relatada pelo senador Mauro Carvalho Junior (União-MT). 

Mianmar.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado Federal – Da Agência Senado – acesse aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Postado em 19 de dezembro de 2025

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025