SEGUNDO TURNO

Alterações na Constituição Estadual são aprovadas em sessão na Assembleia Legislativa

PECs para obrigatoriedade da disciplina de espanhol no ensino estadual e contagem dobrada de tempo para quem trabalhou na pandemia estão aptas à promulgação
Foto: Marley Lima

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

Os deputados aprovaram na sessão da Assembleia Legislativa de Roraima desta terça-feira (10) duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) em segundo turno, ambas de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT), com contribuição de outros parlamentares.

As matérias estão aptas à promulgação em Diário Oficial pela Mesa Diretora do Poder Legislativo.

A primeira a passar pela votação dos parlamentares foi a PEC nº 07/2021, que recebeu 17 votos. Ela versa sobre tornar obrigatória a disciplina de Língua Espanhola na rede de ensino público estadual. Professores formados em espanhol atuantes em Roraima acompanham, pelo movimento “Fica Espanhol”, a decisão dos parlamentares.

“É a PEC do ‘Fica Espanhol’ que permite o retorno da disciplina de espanhol à grade curricular de Roraima”, explicou Evangelista Siqueira.

Apreciada em seguida, a PEC nº 08/2021 foi aprovada com 17 votos e tem a proposta de abrir oportunidades aos demais Poderes do Estado a contar, em dobro, o tempo de serviço durante a pandemia para servidores públicos de Roraima. A contagem, segundo o autor da proposta, se aplicará a aposentadorias e progressões.

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024