Pesquisar
FORTALECIMENTO

Agricultura familiar na LDO é tema de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa

Debate acontece terça-feira (28); essa é a primeira vez que ampla discussão envolve segmentos econômicos, sociais e culturais
Foto: Eduardo Andrade

Compartilhe:

Por Marilena Freitas

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai realizar duas audiências públicas para discutir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que está tramitando na Comissão de Orçamento, Fiscalização e Controle da Casa Legislativa. Essa é a primeira vez que a LDO será discutida amplamente com segmentos econômicos, sociais e culturais.

Uma das audiências ocorre na terça-feira (28), a partir das 9h, no Parque de Exposição Dandãezinho, localizado na BR-174, na zona rural de Boa Vista, quando serão discutidos os objetivos a serem priorizados para o primeiro setor e a agricultura familiar para o ano de 2022, previstos no Projeto de Lei (PL) nº 213/2022.

Associações, vicinais, sindicatos, federações, cooperativas, lideranças no âmbito da agricultura, Fórum da Agricultura Familiar e secretários dos municípios foram convidados para participar do evento.

“Vamos unir todos os segmentos. Queremos ouvi-los e, após esse evento, vamos designar emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para fortalecimento do setor primário, em especial, da agricultura familiar”, explicou o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos).

Todos os setores da agricultura familiar, grande, médio e pequenos produtores estão tendo a oportunidade de dizer onde o Estado deve aplicar os recursos da LDO.

“É uma oportunidade ímpar, na qual nos comprometemos a ouvir os anseios de nossos agricultores, o que eles esperam dos poderes Legislativo e Executivo quanto à alocação de recursos e a efetivação de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar”, destacou Sampaio.

Juventude roraimense

A segunda audiência pública será realizada na quinta-feira (30), das 9h às 12h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, na Casa Legislativa. O objetivo da discussão é a apresentação de propostas sobre a reestruturação organizacional e administrativa do Conselho Estadual da Juventude do Estado de Roraima, que também está dentro da LDO para o exercício de 2023.

“O Conselho Estadual da Juventude nos cobrou a participação efetiva dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias voltada para promover a juventude roraimense. Entendemos a importância dos nossos jovens, precisamos ouvi-los, e vamos adicionar tanto na LDO quanto na Lei Orçamentária Anual [LOA] recursos e emendas que venham a fortalecer as políticas públicas para a juventude roraimense”, afirmou Sampaio.

A peça orçamentária está disponível para consulta pública no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) para receber sugestões de emendas da população e da sociedade civil organizada, como sindicatos, associações e conselhos de classe.

Para consultá-la, basta acessar o link http://sapl.al.rr.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/13705/msg_gov_31_2022_pldo_2023_-_assinado.pdf.

A LOA, que prevê as despesas e receitas do Estado para o ano de 2023, deve chegar à ALE/RR no segundo semestre, quando tramitará na Comissão de Orçamento para receber as emendas, e, até o final do período legislativo, o Plenário aprova e encaminha para o Executivo sancionar e publicar.

Além da LOA, este ano a Casa Legislativa também discute o PPA (Projeto Plurianual), que deve acompanhar as diretrizes da proposta orçamentária. Trata-se do terceiro instrumento que norteia as ações do Executivo e é apresentado ao Poder Legislativo a cada quatro anos.

Leia também:

Comissão aprova ampliação de área de livre comércio para os 22 municípios do Acre

Postado em 21 de junho de 2025

“Foi mais um dia de terror”, diz moradora de Canoas sobre chuva no RS

Postado em 21 de junho de 2025

JUNTOS PELO ESPORTE
ALE-RR convoca a sociedade para debater o Instituto de Desporto e Juventude nesta terça-feira (24)

Postado em 20 de junho de 2025