Pesquisar

NO RECIFE Assembleia Legislativa de Roraima participa da 25ª Conferência Nacional da Unale | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) marcará presença na 25ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que acontece de forma híbrida (on-line e presencial), de 9 a 11 de novembro, em Recife, Pernambuco, com o tema “Rumo ao Parlamento do Futuro”.

A Unale tem um papel muito relevante ao reunir os Legislativos estaduais para discutir temas importantes em nível nacional. Então, nós, Estado e Poder Legislativo, não podemos ficar isolados dessas discussões”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos).

Com a missão de defender os interesses estaduais coletivos, buscar parcerias para o aperfeiçoamento e qualificação do Legislativo, difundir ações e a importância das Assembleias Legislativas no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país, a Unale foi fundada em 1996, reúne as 27 Casas Legislativas e tem 1.059 deputados estaduais filiados.

O parlamentar Gabriel Picanço (Republicanos), que é vice-presidente na região Norte da Unale, explicou que a instituição é palco para reverberar os interesses e os problemas coletivos e locais.

Na Unale, defendemos os interesses como a energia que vem do Amazonas para Roraima, para que seja uma realidade a pavimentação da BR-319, pois a falta de infraestrutura na rodovia que liga o Amazonas a Rondônia é ruim, já que esse é o corredor de importação e exportação de produtos roraimenses. Outros problemas são a BR-174 e o fechamento da divisa de Roraima, e a questão dos imigrantes venezuelanos. Temos levado isso às reuniões da Unale e procurado as soluções em conjunto”, destacou o deputado.

Além de Picanço, os parlamentares Catarina Guerra (União), vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas; Marcelo Cabral (Cidadania), vice-presidente de Assuntos Legislativos na Secretaria das Cidades e Yonny Pedroso (PL), vice-presidente de Assuntos Legislativos na Secretaria da Mulher, fazem parte da atual diretoria da entidade.

Sessões suspensas

A expectativa é a de que a Unale mobilize cerca de 30 mil pessoas, remota e presencialmente, entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, governadores, palestrantes, ministros, organizações nacionais e delegações internacionais. Para facilitar a participação maciça dos parlamentares roraimenses na conferência, por ato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima, as sessões dos dias 8, 9 e 10 estão suspensas.

Hoje, há um desejo muito forte dos deputados de irem a esse encontro. Pelo menos 15 dos 24 parlamentares desta Casa já manifestaram interesse. Por isso, como não teremos quórum suficiente, decidimos com a maioria e a Mesa Diretora suspender as sessões desta semana, haja vista a quantidade de deputados que vão participar”, justificou Soldado Sampaio.

Programação 

No ano em que a Unale completa 25 anos, o tema principal “Rumo ao Parlamento do Futuro” irá discutir soluções práticas para o desenvolvimento legislativo.

As atividades serão iniciadas nesta quarta-feira (9), com os eventos simultâneos de dez entidades ligadas ao Legislativo estadual, como os organizados pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (ABEL), Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) e dos integrantes da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale).

Outros destaques do dia são o Simpósio Nacional de Mulheres, promovido pela Secretaria de Mulher da Unale, o evento internacional “Abordagem legislativa no modelo econômico sociossustentável – ESGs” e a reunião do Parlamento Amazônico.

No segundo dia, quinta-feira (10), convidados poderão acompanhar uma capacitação voltada para o mandato parlamentar, painéis sobre cenário econômico, tecnológico e gestão pública com governadores, pesquisadores, entre outros palestrantes.

No encerramento, na sexta-feira (11), serão apresentados os finalistas da terceira edição do Prêmio Assembleia Cidadã, criado com o objetivo de incentivar projetos de destaque nas categorias de Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Os ganhadores serão escolhidos pelos participantes e premiados ainda durante o evento.  O projeto vencedor recebe o selo da Assembleia Cidadã, R$ 20 mil para serem investidos em projetos futuros e o troféu transitório que fica em exposição na Casa Legislativa pelo prazo de um ano. Também haverá a abertura da Assembleia Geral Ordinária para a eleição da nova diretoria executiva da entidade. 

Texto: Suellen Gurgel

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025