Pesquisar
ESPECIAL PUBLICITÁRIO

A fibra rompeu? Procon Assembleia emite recomendações sobre casos de falta de internet

Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR
A falta de internet acarreta prejuízos no comercio roraimense

Compartilhe:

Os roraimenses convivem, quase todas as semanas, com problemas relacionados  à velocidade da internet ou até mesmo, em alguns dias, com a completa ausência dela. Nesse sentido, o Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) emitiu algumas recomendações à população para buscar os próprios direitos, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

Marley Lima/ SupCom ALE-RRÓrgão da Casa Legislativa, que funciona, na sede da Superintendência de Programas Especiais, no bairro Buritis, afirma que consumidor tem direito a ressarcimento em caso de interrompimento do serviço

 

De acordo com Mileide Sobral, diretora do Procon Assembleia, o consumidor deve entrar em contato com a prestadora do serviço para solicitar reembolso do tempo em que a internet não funcionou. Além disso, a diretora ressaltou que a cobrança deve ser realizada também nos casos de lentidão.

 

Marley Lima/ SupCom ALE-RR

Diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral

 

“O serviço de internet deve ser fornecido de forma contínua. Sendo assim, a partir dos 30 primeiros minutos que ficou sem internet, o consumidor tem direito ao ressarcimento, que será proporcional ao tempo em que o serviço ficou fora do ar. Infelizmente, esse reembolso não é de forma automática, sendo que o consumidor precisa solicitá-lo administrativamente com a prestadora do serviço”, informou Mileide.

 

A diretora alertou ainda que, para os casos de revisões programadas no serviço de internet, não há o direito ao reembolso. “As manutenções programadas e que são avisadas aos consumidores com antecedência não tem direito a ressarcimento, porque seria uma forma de melhoria e manutenção daquela rede. Mas qualquer outra forma que não seja essa, o consumidor tem direito, porque é considerado um dano”, declarou.

 

Marley Lima/ SupCom ALE-RR

Diretor de TI da ALE-RR, Mário Kitamura

 

O técnico de tecnologia da informação da ALE-RR, Mário Kitamura, informou que essas inconstâncias no fornecimento se devem ao fato do Estado ter a fibra ótica como principal fonte de internet. “Roraima tem hoje duas fontes de internet, mas a principal do nosso Estado é por meio da estrada Roraima-Amazonas. Quando acontece algum problema nessa fibra, começa a sentir a instabilidade nesse serviço”, disse.

Tal inconstância na internet prejudica consumidores e comerciantes do Estado. A professora Janaina Pereira, por exemplo, veio do município de Amajari a Boa Vista para comprar material escolar dos filhos, mas encontrou dificuldades para realizar as compras.

 

Marley Lima/ SupCom ALE-RR
A professora Janaina Pereira, moradora de Amajari, pontuou as dificuldades que encontrou para concluir as compras, com a falta de internet

 

“Vim comprar os materiais e não tive como, porque a internet ia e vinha. Não consegui fazer o que tinha para fazer, pois ia pagar parte das compras no pix e outra no cartão de crédito. Como faz pagar sem internet?”, indagou.

O comerciante Paulo Gomes também teve prejuízos por causa da instabilidade do serviço.  “Essa fibra de ‘papel’ aí complica a gente. Afinal, a maioria das pessoas não anda mais com dinheiro em espécie e praticamente todos pagam por pix ou cartão. Calculo que perdi cerca de 300 reais por causa da falta de internet, sendo mais um pequeno prejuízo que a gente enfrenta”, lamentou.

 

Marley Lima/ SupCom ALE-RRO comerciante Paulo Gomes reclamou do prejuízo ocasionado pela falta de internet

 

Atendimento Procon

Em caso de dúvidas ou problemas com os serviços, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site al.rr.leg.br/procon.

 

SupCom ALE-RR

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima abre pré-matrículas e reforça que nunca é tarde para recomeçar os estudos

Postado em 11 de dezembro de 2025

NOTA DE REPÚDIO

Postado em 10 de dezembro de 2025

Caer reforça controle na qualidade da água em Normandia

Postado em 10 de dezembro de 2025