Pesquisar

Quitanda Bernadino: Startup ajuda pequenos produtores a comercializarem seus produtos de maneira rentável | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Empreendedora Rebeca Mácula, ganhadora do segundo lugar.

Vivenciando a realidade que os pequenos agricultores e hortifrutigranjeiros enfrentam para levar seus produtos até as regiões urbanas, a empreendedora Rebeca Mácula, criou a iniciativa ‘Quitanda Bernadino’. Projeto alcançou o 2º lugar no Módulo de Ideação do Inova Amazônia.

Rebeca compartilha que sua história com o empreendedorismo vem desde a sua adolescência. Filha de um produtor de hortifruti e de uma mãe costureira, ela conta que sempre buscou maneiras de gerar renda para ajudar sua família.

Sempre que possível, auxiliei meu pai na comercialização da produção de hortifrúti e minha mãe na divulgação dos serviços de conserto e ajustes de roupas, disse.

Sua trajetória com o empreendimento ‘Quitanda Bernadino’ surgiu através da vontade da empreendedora buscar uma alternativa que viabilizasse a forma dos produtores rurais comercializar sua colheita sem a necessidade de recorrer aos atravessadores.

Atravessador é um termo dado a uma pessoa que coleta a produção do pequeno agricultor e a leva até o consumidor final nas cidades.

“Normalmente eles compram nossos produtos por um preço muito baixo e revendem por um valor muito alto nos estabelecimentos alimentícios. Isso gera desperdício de alimentos, perda de lucratividade para os produtores e custos elevados para os consumidores”, explicou.

Por meio da Quitanda, os clientes vão poder realizar seus pedidos de forma online e recebê-los onde eles preferirem. Essa proposta, além de apoiar os produtores também beneficia o consumidor com produtos frescos e com mais qualidade.

Utilizamos a tecnologia para aproximar os produtores de quem consome. “Nosso modelo de negócio funciona da seguinte forma, uma rede de produtores rurais vende para nós e a gente revende para os clientes finais, repassando maior lucro para os produtores e maior qualidade para os clientes. Os ganhos obtidos pela empresa serão reinvestidos na melhoria da qualidade dos produtos e do serviço”, esclareceu.

A empreendedora ressalta que durante a pré-aceleração do Inova Amazônia, permanecer firme e acreditar na sua ideia, foi o seu maior desafio.

Buscar as medidas necessárias para obter a evolução da empresa, cumprindo com os requisitos estabelecidos pelo programa foi complexo, no entanto, esses desafios também nos fortaleceram. Aprendemos a ser ágeis, resilientes e a abraçar a inovação como parte fundamental de nossa jornada empreendedora, pontuou.

Sendo um dos projetos vencedores, Rebeca acrescenta que o programa deu oportunidade para o seu negócio se transformar e que os próximos passos a serem dados é colocar a empresa em execução, aumentar parcerias e desenvolver inovação contínua.

“Conseguimos acessar novos mercados e fortalecer nossa capacidade de impactar positivamente a região amazônica. Então é uma honra e um impulso para continuarmos inovando e contribuindo para o desenvolvimento sustentável dessa rica e diversificada Amazônia”, comemorou.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025