2º CENSO IMOBILIÁRIO: Apresentação indica crescimento na demanda por novos produtos imobiliários em Boa Vista | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Encontro aconteceu na sede da Sinduscon-RR, localizada na Rua Professor Diomedes, 84 – Sala 1 – Centro.

O 2º Censo Imobiliário de Boa Vista foi apresentado na tarde desta terça-feira, 12 de março, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR). Os dados apresentados pela Brain Inteligência Estratégica, demonstraram que a projeção do aumento domiciliar no estado entre 2023 e 2028, é de aproximadamente 42.076, mostrando que a procura por novos produtos imobiliários em Roraima é crescente.

Visando fornecer informações sobre o panorama do atual mercado imobiliário boa-vistense, a iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae/RR, Federação da Indústria de Roraima (FIER) e Sinduscon-RR, que juntos contrataram a Brain Inteligência Estratégica, empresa especializada responsável por analisar minuciosamente dados como distribuição habitacional, tipos de empreendimentos imobiliários e custos por metro quadrado.

Este segundo censo mostrou que houve um maior número de financiamentos imobiliário por meio do FGTS, resultado que revela que há uma tendência no mercado, afirmou o superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú.

Ter essas informações é extremamente importante porque através delas os nossos empreendedores conseguem visualizar o cenário do mercado com bastante clareza sobre onde investir e direcionar seus recursos, possibilitando que empresas de pequeno e médio porte analisem o setor imobiliário de Boa Vista com base em dados concretos, acrescentou.

SOBRE A PESQUISA

Conduzido pelo palestrante e gestor da Brian Inteligência Estratégica, Anderson Gonçalves, a pesquisa exibiu os resultados do mercado imobiliário local durante o quarto trimestre de 2023. Um dos destaques apontados foi a redução de lançamentos e o aumento de vendas horizontal em Boa Vista.

Os números apontam que a quantidade de vendas dentro da cidade dobrou, o ano de 2023 teve 251 unidades vendidas, ao comparar com o mesmo período em 2022, que teve apenas 52, percebe-se que houve um aumento de mais de 379%, explicou.

Palestrante e gestor da Brian Inteligência Estratégica, Anderson Gonçalves.

Outro ponto positivo apresentado pelo palestrante foi relacionado a faixa etária da população que reside em Boa Vista. Segundo os dados, 43,9% da população tem até 24 anos, representando uma grande proporção na maturidade financeira, isso significa que são jovens que futuramente estarão em busca da casa própria.

“Este é um dado que serve como um alerta para o setor mobiliário desenvolver novas movimentos que possa atender esse grande público. Um fator relevante neste contexto é o apelo por sustentabilidade e mudanças climáticas, tendo em vista, que essa população atual é bastante engajada nessas temáticas”, esclareceu Baú.

Clerlânio Holanda, presidente do Sinduscon-RR, pontua que o 2º Censo mostrou que Boa Vista é uma cidade que possui um mercado mobiliário latente e de grande influência para a economia do estado.

Podemos destacar que esse cenário é vantajoso, principalmente para os empresários, porque por meio dessas informações eles conseguem prospectar seu negócio de acordo com as demandas do mercado. É fundamental ter acesso a dados concretos que ajude nas tomadas de decisões desses empreendimentos, enfatizou.

Clerlânio Holanda, presidente do Sinduscon-RR.

Acreditando no potencial do estado, a presidente da FIER, Izabel Itikawa, compartilhou que para o empresário, o censo é a oportunidade de passar o mapa estratégico de possibilidades para fortalecer o setor.

Geração de emprego e renda, são fatores que impulsionam essa iniciativa conjunta, pois quanto mais obras se constroem, mais mão de obra é contratada. Dessa maneira, essas orientações são benéficas para todos porque é uma ação que demonstra compromisso com o desenvolvimento do nosso estado, parabenizou a presidente.

Para o empresário, Samuel Costa Souza, proprietário das empresas ‘Segtrab Saúde e Segurança no Trabalho’ e ‘Virtus Serviços e Empreendimentos’ o crescimento do setor é estimulante. “O Censo tem provado que conhecer a realidade local é uma vantagem que abre portas para novos negócios e projetos, pois esses dados nos ajudam a entender onde a nossa empresa pode investir e atuar no mercado de maneira rentável e estratégica”, disse.

Samuel Costa Souza, proprietário das empresas ‘Segtrab Saúde e Segurança no Trabalho’ e ‘Virtus Serviços e Empreendimentos’.

A divulgação do censo é feita a cada trimestre do ano pelo site do Sinduscon-RR (href=”https://sinduscon-rr.org.br/”>sinduscon-rr.org.br).

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022