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‘VIVÊNCIAS PARLAMENTARES’ Assembleia Legislativa inicia Parlamento Jovem Roraimense 2025 | ALE-RR

Divulgação/Fonte

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O Parlamento Jovem Roraimense (PJR) 2025 inicia trazendo uma nova oportunidade para estudantes do ensino médio vivenciarem, na prática, o funcionamento do sistema democrático. Realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), o projeto permite que os alunos participem de um processo eleitoral, atuem como deputados jovens e apresentem propostas para problemas que afetam suas comunidades.

Nesta edição, 10 escolas estaduais, sendo 6 na capital e 4 no interior, participarão do programa. A seleção das unidades de ensino foi realizada com o objetivo de formar um parlamento que reflita a diversidade étnica, econômica e social do Estado.

Marília Pinto, superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, destacou importância do projeto na formação cidadã dos estudantes – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

As escolas são escolhidas de forma democrática, e os municípios participantes são alternados anualmente. Neste ano, serão contempladas instituições de Iracema, São Luiz do Anauá, Bonfim, Alto Alegre, além de uma comunidade indígena da Serra da Moça, que pertence à zona rural de Boa Vista. Muitas escolas da capital também estarão envolvidas”, explicou a superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Marília Pinto.

Ainda segundo a superintendente, a iniciativa foca na formação dos jovens cidadãos. Eles aprendem sobre campanhas eleitorais, votação, são eleitos, tomam posse, são diplomados e vivenciam o dia a dia do Legislativo.

Além disso, compreendem como se elabora, defende e executa um projeto de lei. Essa experiência, para além da atividade parlamentar, representa um exercício de cidadania. A Assembleia Legislativa contribui para a formação da sociedade ao disseminar conceitos de cidadania, obrigações e direitos, promovendo o conhecimento como parte fundamental da formação pessoal e cidadã”, complementou Marília.

Como funciona o PJR?

O projeto é voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas, com algumas regras específicas:

• apenas estudantes do 1º ano podem se candidatar a deputados jovens;

• alunos do 2º e 3º anos participam como eleitores e membros da organização do processo eleitoral, atuando como mesários e fiscais;

• cada escola seleciona seus candidatos respeitando a paridade de gênero, garantindo uma participação equilibrada entre meninos e meninas;

• as eleições são conduzidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), garantindo um processo organizado e transparente.

Organização política partidária

Os 24 deputados jovens eleitos terão um mandato até dezembro, participando de sessões mensais na Assembleia Legislativa. Durante esse período, poderão apresentar e debater propostas relacionadas a temas importantes para a juventude, uma vez que uma das características interessantes do projeto é a organização partidária temática.

Diferentemente do sistema político tradicional, os candidatos escolhem partidos temáticos que representam áreas específicas como Agricultura Familiar, Educação, Emprego e Empreendedorismo, Esporte e Cultura, Juventude, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, e Trânsito e Transporte.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a iniciativa é mais do que um projeto educativo. Ele representa um espaço de protagonismo juvenil, em que os estudantes podem experimentar a prática democrática e desenvolver habilidades que levarão para a política.

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou protagonismo juvenil e impacto do programa na participação democrática – Jader Souza / SupCom-ALE-RR

Essa experiência adquirida pode inspirar futuras lideranças e incentivar os jovens a se tornarem agentes ativos na construção de uma sociedade mais participativa, porque queremos que os estudantes não apenas aprendam sobre política, mas sintam que fazem parte dela. O PJR serve justamente como um espaço para que se desenvolvam liderança, argumentação e senso crítico, preparando-os para serem cidadãos mais participativos e, quem sabe, futuros políticos”, destacou Sampaio.

Parcerias e apoio

Para garantir o sucesso do projeto, o PJR conta com diversas parcerias. A Secretaria Estadual de Educação (Seed) tem um papel fundamental na adesão das escolas e na mobilização dos alunos. A professora Maria Nilda Lima, coordenadora do projeto na Seed, explicou a importância dessa colaboração para a vivência política dos jovens em idade de formação.

Maria Nilda Lima, coordenadora do projeto na Seed enfatiza relevância da iniciativa para educação política dos alunos – Nonato Sousa / SupCom-ALE-RR

Esse programa é muito importante, pois faz parte da iniciativa educacional da Assembleia Legislativa, proporcionando aos alunos uma compreensão real do processo democrático e do funcionamento do Poder Legislativo. Muitos estudantes ainda não têm esse conhecimento, e, por meio do projeto, eles terão a oportunidade de aprender, participar ativamente e aplicar esse aprendizado”, disse a coordenadora.

Outro parceiro essencial é o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável pela condução do processo das eleições nas escolas, garantindo que a votação ocorra de maneira organizada e seguindo os princípios da democracia.

Além disso, o projeto recebe apoio da Superintendência de Comunicação da ALE-RR, que cuida da identidade visual e da divulgação do PJR, e da Superintendência Legislativa, que orienta os deputados jovens sobre o funcionamento das sessões parlamentares, entre outras superintendências da Casa.

Próximos passos

O Parlamento Jovem Roraimense 2025 segue um cronograma detalhado para garantir a participação democrática dos estudantes. As atividades começam entre 22 de abril e 6 de maio, com a sensibilização de professores e alunos, por meio de visitas da equipe jovem às escolas para apresentar o projeto e explicar as regras de participação.

Em seguida, ocorre a fase de inscrição dos candidatos, quando os interessados se inscrevem entre 7 e 14 de maio. Em 20 de maio, as listagens dos alunos, fichas de inscrição e fotos dos candidatos são entregues ao TRE, que organiza o processo eleitoral. Para orientar os participantes, a Corte realiza palestras nas escolas entre 22 de maio e 6 de junho.

campanha eleitoral ocorre de 9 a 18 de junho, período em que os candidatos divulgam suas propostas entre os colegas. Paralelamente, entre 12 e 24 de junho, os mesários são treinados pelo TRE para garantir a lisura da votação.

eleição dos deputados jovens acontece em 26 de junho, marcando um dos momentos mais importantes do projeto. Após a escolha dos representantes, entre 18 e 22 de agosto, ocorre a diplomação e posse dos eleitos, que assumem seus cargos em uma solenidade oficial.

A partir da posse, inicia-se a segunda fase do Parlamento Jovem, coordenada pela Superintendência do Legislativo. Nesse período, os deputados jovens passam a atuar em sessões legislativas, onde apresentam, debatem e aprimoram propostas, exercendo seu papel dentro da Assembleia Legislativa. Confira a lista das escolas participantes:

Capital:

  1. EE Monteiro Lobato

  2. CEM VI Professora Maria de Lourdes Neves

  3. EE Ayrton Senna da Silva

  4. EE Mario David Andreaza

  5. CEM V Doutor Luiz Ribeiro de Lima

  6. EE Indígena Adolfo Ramiro Levi

Interior:

  1. Alto Alegre: EE Indígena Riachuelo

  2. Bonfim: CEM Aldebaro José Alcântara

  3. Iracema: EE Dom Pedro II

  4. São Luiz do Anauá: CEM XX João Rodrigues da Silva

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Nonato Sousa / Eduardo Andrade / Jader Souza

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

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