Venezuelana recomeça a vida como empreendedora em Roraima e conquista reconhecimento do Sebrae | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Formada em engenharia industrial, a artesã venezuelana Norelis Madriz veio para o Brasil em 2019 com o objetivo de recomeçar a vida após a grave crise econômica e humanitária em seu país de origem. Foi com apenas algumas mudas de roupa, a filha de apenas 10 meses, R$ 30 e poucos dólares no bolso que a empreendedora começou uma nova jornada em Roraima. Com a sua história

de superação, Norelis foi uma das finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 e conquistou o segundo lugar na categoria Microempreendedora Individual (MEI), ao conquistar o seu sustento e levar esperança para outros artesãos de seu país.

A loja ProCriArt Awekü, em Boa Vista, foi criada em 2021 e tem peças de 10 artistas e artesãos venezuelanos e indígenas das etnias Taurepang e Warao e ajuda, por meio da venda e distribuição de seu artesanato, a um grupo de pessoas que não conseguiu sair daquele país. “O idioma acaba sendo um desafio para mim, então eu me esforço para falar o máximo de palavras em português e fazer os clientes entenderem o que quero transmitir para eles sobre os objetos e variedade de peças”, ressalta a artesã.

Para sair da informalidade e abrir um MEI, a venezuelana procurou o Sebrae. “Daí em frente foi incrível, porque procurei participar de capacitações e logo passei a ser atendida pelo Sebrae Delas. Recebi consultorias em finanças, marketing digital e conheci outras mulheres empreendedoras que, sem dúvida, me deram forças para seguir em frente”, lembra. “Não foram só capacitações, mas uma espécie de ajuda psicológica, emocional”, completou.

Em 2022, foi a vez de Norelis compartilhar a sua história com outras mulheres refugiadas no abrigo da Operação Acolhida, no Dia Internacional do Imigrante em 2022. “Espero que eu seja inspiração para outras mães e para outras mulheres que desejam empreender no Brasil e no mundo”, afirmou a empresária que deseja continuar dando palestras sobre o tema do empreendedorismo. Para o futuro, a venezuelana vislumbra ter mais pontos de venda espalhados pela cidade e investir no comércio pela internet.

Sebrae Delas

O programa é uma iniciativa do Sebrae que apoia, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É uma forma de orientar, inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de empreendedoras. Saiba mais aqui.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Projeto inclui vacinas contra herpes-zóster e infecção pneumocócica no programa de imunização – Notícias

Postado em 3 de março de 2024

Sebrae/RR e Setrabes se reúnem para discutir sobre parceria e projeto para empreendedorismo entre as mulheres | ASN Roraima

Postado em 3 de março de 2024

Belo Monte é usina que menos emite gases de efeito estufa na Amazônia

Postado em 3 de março de 2024

acompanhe em tempo real as ações pelo Brasil — Agência Gov

Postado em 3 de março de 2024