Pesquisar

VAGA DA ALE-RR Simone Soares de Souza é eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (22), o Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) escolheu Simone Soares de Souza para ser a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A candidata recebeu 17 votos no processo de votação secreta, ocorrida em cédulas de papel e contabilizadas individualmente, contra 4 de Jorge Everton Barreto Guimarães, 3 para Regys Odlare de Lima Freitas e nenhum para Maria da Glória de Souza Lima.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu aos candidatos que participaram da disputa e aos servidores envolvidos. “Sabemos que foi uma discussão longa, de muitas notícias, boas e com segundas intenções, e em momento nenhum a comissão deixou de cumprir o papel que estava previsto em edital”, afirmou.

 

Simone Soares disse estar honrada com a decisão. “A gente precisa ter representatividade feminina em um local de decisão. Eu tenho certeza de que, com a minha capacidade e o currículo que apresentei, tudo isso foi levado em consideração por todos”.

 

 

Os deputados Marcos Jorge (Republicanos) e Catarina Guerra (União) atuaram como escrutinadores e conferiram, na abertura da votação, as condições da urna onde foram depositados os votos e verificaram a quantidade de cédulas disponível para os 24 deputados.

 

 

Quatro dos cinco candidatos entraram na votação. Antes da sessão extraordinária, o deputado Coronel Chagas (PRTB) protocolou um termo de desistência do processo de eleição ao cargo de conselheiro. O parlamentar agradeceu o apoio recebido.

“Tenho 37 anos de vida pública, boa parte desse tempo como oficial atuando na Segurança Pública, e por seis vezes fui secretário de Estado, oito anos como vice-presidente e quase um ano como presidente em exercício. Todas as minhas contas seguem aprovadas. Com essa biografia, apresentei a candidatura para e não recebi impugnação durante análise”, discursou Chagas.

 

A retirada da candidatura, defendeu o parlamentar, foi motivada por coerência. “Agradeço a quem torceu em diversas localidades deste Estado, aos colegas e pela transparência de todos. A pessoa tem que saber quando é possível avançar. Por essas razões, tomei a decisão de não concorrer”.

Os participantes do evento acompanharam a leitura do relatório produzido pela Comissão Especial Externa criada para analisar a eleição.

A ALE-RR promulgará o Decreto Legislativo com o nome da candidata eleita. Posteriormente, o governo do Estado vai chancelar a decisão com a nomeação de Simone Soares de Souza em Diário Oficial Eletrônico. Por fim, o Tribunal de Contas do Estado dará a posse em sessão solene.

Perfil

 

Simone Soares de Souza é natural de Brasília (DF) e tem 49 anos. Ela é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pós-graduada em Auditoria Pública pela Faculdade Atual da Amazônia.

Atuou como titular das secretarias estaduais Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social, Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social e do Trabalho e Bem-Estar Social. É contadora efetiva da empresa Boa Vista Energia S/A, foi chefe do Controle Interno da Casa Civil e presidente da Comissão Permanente de Licitação, na extinta Fesur.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade /Marley Lima

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025