INTEGRAÇÃO

Superintendência capacita servidores dos programas da Assembleia Legislativa

Objetivo é integrar, divulgar ações e fornecer visão ampla do trabalho desenvolvido em cada um dos programas da SPE
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Superintendência de Programas Especiais (SPE) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou a capacitação integrativa “Encontro de Nivelamento de Informações” para servidores do Poder Legislativo no Plenarinho Valério Caldas Magalhães na manhã desta segunda-feira (15). O objetivo da capacitação foi integrar, trocar experiências, divulgar ações e fornecer uma visão ampla do trabalho desenvolvido em cada um dos programas da SPE.

“É mais fácil falar do que é mais divulgado, por isso é importante que todos conheçam os programas. Então a prioridade é que a Assembleia conheça a própria Assembleia e a gente possa divulgar o que tem de melhor”, destacou Orlando Vagno, superintendente-geral da ALE-RR, no discurso de abertura.

Criada pela Resolução nº 007/2021 para dar segurança jurídica aos programas, independentemente da gestão do Poder Legislativo, a Superintendência de Programas Especiais atua no atendimento à população por meio da Escolegis (Escola do Legislativo), Procon Assembleia, Centro de Apoio aos Municípios (CAM), Fiscaliza, Procuradoria Especial da Mulher (CHAME ), Programa de Atendimento Comunitário (Projeto TEAMARR), Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC), Centro de Documentos e Acervo Histórico e Centro de Convivência da Juventude (CCJ).

‘Conhecer para Promover’

Com o tema geral “Conhecer para Promover”, os diretores apresentaram organograma, a missão, números de atendimentos e as formas de atuação de seus respectivos programas. De acordo com a superintendente de Programas Especiais, Leila Mendes, o objetivo é que após o encontro cada um deles se torne multiplicador das ações na comunidade.

“Por meio de várias reuniões com os diretores, a gente sentiu a necessidade de levar esse conhecimento. Essa é uma dinâmica de integração entre os servidores para promover as ações comunitárias dos programas especiais”, esclareceu.

Uma das participantes do momento integrativo, Carolina Carvalho, advogada do Procon Assembleia, órgão de defesa consumerista, ficou surpresa ao descobrir a dimensão social dos projetos, especialmente do TEAMARR – voltado para o acolhimento de familiares e crianças que investigam ou vivem com os transtornos do espectro autista.

“Eu só conhecia o CHAME e o Centro de Convivência da Juventude. Conhecemos pouco por trabalhar em lugares diferentes, e foi muito importante saber, principalmente do TEAMARR, porque aqui estamos tendo uma demanda muito grande de crianças que estão precisando de terapias. Acredito ser importante esse tipo de divulgação”, relatou.

À frente de um importante instrumento de transformação social que já atendeu mais de 47 mil pessoas com cursos e capacitações gratuitos, Brenno Carvalho, diretor da Escolegis, salienta que o intuito é conhecer para abrir o leque de atuação.

“A partir dessa capacitação, a gente começa a perceber a possibilidade de atuação conjunta dos programas. Vamos estreitar relacionamentos para engrandecer a Assembleia de modo geral”, afirmou.

Além das apresentações da SPE, a capacitação contou com a participação do Escritório Social do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atende egressos e pré-egressos do sistema prisional. Em Roraima, o escritório funciona desde 2019 com a cooperação da Assembleia Legislativa, única Casa Legislativa no Brasil que desenvolve esse tipo de parceria.

O encontro também teve ginástica laboral sob a coordenação do professor de zumba e ritmos Janderson Lima, e orquestra composta por professores de música, de coral e de balé vinculados ao Centro de Convivência da Juventude.

Os atendimentos da superintendência são presenciais, no prédio localizado na Avenida Ataíde Teive, 3.510, bairro Buritis, em Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas no site da Assembleia Legislativa (al.rr.leg.br) ou nas redes sociais. O endereço é @assembleiarr.

Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Marley Lima
SupCom ALE-RR
15.08.2022

Leia também:

PRÓXIMO DA POPULAÇÃO Ouvidoria-Geral da ALE-RR oferta escuta ativa com ação social na zona Oeste de Boa Vista | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024

CONTRAPOSIÇÃO Coronel Chagas defende governador de Roraima em pronunciamento na tribuna da ALE-RR | ALE-RR

Postado em 29 de maio de 2024

Tragédias climáticas: 94% das cidades brasileiras pecam na prevenção

Postado em 29 de maio de 2024

Sebrae/RR abre processo seletivo para vagas com remuneração de até R$ 5.232,10, mais benefícios | ASN Roraima

Postado em 29 de maio de 2024