Pesquisar

SETOR PRODUTIVO Deputados participam de evento para entrega de novilhas leiteiras na região Sul de Roraima | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Evento ocorreu em vicinal de Rorainópolis – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

Os deputados estaduais Marcelo Cabral (Cidadania), Armando Neto (PL) e Eder Lourinho (PSD), participaram nesta sexta-feira (7) da primeira entrega de novilhas leiteiras para produtores de São João da Baliza, região Sul de Roraima. A ação faz parte do programa “Roraima Mais Leite”, do Governo Estadual.

Foram entregues 90 matrizes leiteiras – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

No total, 90 animais foram entregues a 18 produtores, com o objetivo de elevar a produção de leite na região. A meta do programa é que três mil novilhas sejam entregues aos produtores, para produção de 100 mil litros de leite por dia.

Marcelo Cabral, que também é vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), disse que a iniciativa resgata a esperança do pequeno produtor e mostra a sensibilidade do governo em relação ao setor produtivo.

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cabral – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“O governador está trazendo o gado leiteiro para fortalecer a bacia leiteira e beneficiar o pequeno produtor. Essas motrizes vão gerar renda dentro de cada lote, especialmente dos pequenos produtores que não estão sendo esquecidos pelo governo, apoiado pela Assembleia Legislativa”, declarou Cabral.

O produtor Laércio Oliveira, de 57 anos, dos quais 40 são decididos ao campo, avaliou de maneira positiva o projeto desenvolvido.

Produtor Laércio foi um dos contemplados – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“Essa é uma grande iniciativa para melhorar a bacia leiteira do Estado de Roraima. A entrega dessas novilhas vai alavancar a produção de leite, principalmente dos pequenos produtores. Esse é o primeiro passo. Tenho certeza de que muitas pessoas serão beneficiadas”, reforçou Laércio Oliveira.

Álvaro Rodrigues, de 75 anos, veio justamente de Minas Gerais para Roraima em busca de formar as filhas anos atrás, o que conseguiu ao longo do tempo com o que produzia no campo. Agora, contemplado com os animais, ele avalia que vai impulsionar a produção de leite.

Produtor rural Álvaro parabenizou iniciativa – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“É uma emoção muito grande, pois eu nunca esperava que isso fosse acontecer. Estou de alma lavada”, brincou. “Parabéns as instituições envolvidas. Hoje tenho dez vacas leiteiras, e com mais cinco vou conseguir aumentar a minha produção. Estou muito feliz”, acrescentou o produtor rural.

O deputado Armando Neto, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, afirmou que o programa simboliza uma união de forças para garantir o desejo da sociedade: o desenvolvimento de Roraima.

Deputado Armando Neto disse que projeto garante segurança alimentar – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

“Fiz questão de participar, porque estou entusiasmado com a forma que os produtores receberam esse projeto. Tenho certeza de que esse programa vai atender a necessidade da agricultura familiar desta região e trazer com isso a valorização do que é produzido, gerando emprego e renda, segurança alimentar e valorização genética”, encerrou.

 

 

Deputado Eder Lourinho participou de evento – Marley Lima/ SupCom ALE-RR

O parlamentar Éder Lourinho parabenizou a iniciativa do programa. “Acredito ser muito importante para o fortalecimento da bacia leiteira na região Sul do Estado, onde existem vários produtores e outros estão chegando das demais regiões do Brasil com esse perfil de trabalhar com o leite. Com certeza isso agrega renda para a agricultura familiar”, avaliou Eder Lourinho.

 

 

 

Segundo o Executivo, todas as vacas estão prenhas de gados do tipo PO, o que, representaria uma revolução para a bacia leiteira do Estado. Ainda segundo o Executivo, os animais foram adquiridos por meio de licitação de uma empresa de Minas Gerais, com custo de R$ 13,5 mil por cabeça. As matrizes leiteiras, ao chegarem ao Estado, ficaram 15 dias em observação. Após os trâmites, foi feito um sorteio dos animais entre os produtores beneficiados nesta primeira etapa.

 

 

Texto: Josué Ferreira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Agricultores aprendem a fazer pães e pizzas à base da farinha de batata doce produzida na região | ASN Roraima

Postado em 22 de julho de 2024

A Voz do Brasil chega aos 89 anos — Agência Gov

Postado em 22 de julho de 2024

Empreendedores aprendem sobre inteligência emocional e alta performance em seminário de neurociência | ASN Roraima

Postado em 22 de julho de 2024

Lei institui 17 de setembro como Dia de Conscientização sobre Distrofia Muscular – Notícias

Postado em 22 de julho de 2024