Pesquisar

SETEMBRO AMARELO Campanha de utilidade pública em rádios, TVs e internet alerta sobre prevenção ao suicídio | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em alusão ao Setembro Amarelo, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançou uma campanha de utilidade pública de prevenção ao suicídio que está sendo transmitida nas rádios, TVs e internet.

 

Autorizada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a iniciativa ressalta que o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma instituição que busca acolher pessoas que estão precisando de ajuda.

 

“A Assembleia Legislativa anualmente desenvolve essa campanha com o intuito da prevenção. Sabemos o quanto é alto o índice de suicídios no nosso Estado, de jovens, meninos e meninas que entram em um estado depressivo, e, às vezes, por falta de orientação e apoio de familiares e amigos, não buscam o tratamento com profissionais adequados. A Casa faz o seu papel no sentido de dar ciência à sociedade sobre a gravidade do problema”, disse o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos).

 

 

A superintendente da Assembleia Legislativa, Sônia Lúcia Nunes, ressalta que já é uma prática do Poder Legislativo iluminar o prédio com intuito de chamar a atenção de quem passa pelo local, para a importância de discutir o assunto com a finalidade de combater o suicídio.

 

“Se a gente puxar esses dados, vamos ver que Roraima não está numa posição boa. Então precisamos conversar, porque um simples diálogo, uma mão amiga é o apoio necessário para que a pessoa busque ajuda”, ressaltou.

 

Sônia salientou que a Assembleia Legislativa, como instituição pública, precisa participar e chamar a atenção, principalmente com relação aos jovens. “Sabendo da importância e para não deixar passar em branco o Setembro Amarelo, pedimos autorização do TRE para veicular nossa campanha, porque neste período eleitoral algumas ações têm restrições. Mas essa é uma campanha permanente do Poder Legislativo. Temos na TV Assembleia o quadro ‘Pense nisso, pense agora’, toda segunda-feira, quando um especialista fala sobre saúde mental”, acrescentou.

 

 

O presidente regional do CVV, Gilson Moura de Aguiar, disse que toda campanha que tem como finalidade a prevenção do suicídio é importante porque leva à população informação e orientação sobre a valorização da vida.

“O CVV atua no combate ao suicídio valorizando a vida e prestando o apoio emocional e a prevenção. É um assunto de utilidade pública que precisa ser discutido e levado a sério”, destacou Aguiar.

Segundo ele, trata-se de um mito a afirmação de que falar sobre o suicídio leva a outros suicídios. O centro, conforme informou, trabalha com voluntários em rede e está disponível 24 horas, todos os dias.  Gilson adianta que quem precisar de ajuda, deve ligar para o 188. “É como ir ao pronto-socorro”.

 

Estatística

 

Dados da Polícia Militar de Roraima mostram que no primeiro semestre deste ano houve um aumento nas tentativas de suicídio de 35 para 53, e que o número de suicídios registrados neste período se manteve inalterado. A variação anual foi de 36,73%.

 

 

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Souza/ Nonato Sousa

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Roraima tem dois finalistas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 | ASN Roraima

Postado em 15 de outubro de 2024

DR com Demori tem edição especial nesta terça com Guilherme Boulos

Postado em 15 de outubro de 2024

conheça as ações do MEC para formação e valorização dos docentes — Agência Gov

Postado em 15 de outubro de 2024

Sebrae/RR e empresários Roraimenses na Maior Feira Comercial da China | ASN Roraima

Postado em 15 de outubro de 2024