A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou, nesta terça-feira (16), uma sessão solene no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas para a entrega da Comenda Orgulho de Roraima aos procuradores da Casa e da medalha do Mérito Legislativo, na categoria Grande Mérito, ao desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Roraima (TRT-RR), Audaliphal Hidelbrando da Silva.
As homenagens ocorreram em conformidade com os Decretos Legislativos nº 128 e nº 014/2025, de autoria da deputada Angela Águida Portella (Progressistas). Receberam a Comenda Orgulho de Roraima os servidores Eduardo Santiago Marinho, Francisco Alexandre das Chagas Silva, Paulo Luís de Moura Holanda e Sergio Mateus. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo YouTube do Parlamento (@assembleiarr).

A deputada destacou a satisfação em reconhecer o trabalho de profissionais comprometidos com o serviço público e que contribuem diretamente para o funcionamento do Poder Legislativo e para a sociedade roraimense. A parlamentar também ressaltou a atuação do desembargador Audaliphal, especialmente nas ações voltadas ao acolhimento de migrantes.
“Os procuradores são os guardiões da Assembleia no que diz respeito às questões legais. Eles nos orientam, defendem os direitos coletivos e garantem a transparência do Poder Legislativo perante a população. Somos muito gratos por tê-los conosco. O desembargador Audaliphal tem uma atuação belíssima na garantia dos direitos dos trabalhadores e no apoio a quem mais precisa. É uma satisfação homenagear alguém que desenvolve um trabalho tão nobre”, afirmou.
Defesa, garantias e assessoramento

A Procuradoria da ALERR é responsável pela defesa das prerrogativas parlamentares e da Mesa Diretora, além de prestar assessoramento jurídico às comissões da Casa. O procurador-geral Paulo Luís de Moura Holanda, que atua no setor há quase cinco anos, destacou que a comenda reconhece o trabalho coletivo da equipe.
“Esse reconhecimento se estende a toda a Procuradoria-Geral. Atuamos de forma conjunta sempre que somos demandados e recebemos essa honraria com muita satisfação. Agradecemos pelas homenagens, que nos valorizam enquanto servidores públicos. Obrigado por essa iniciativa, deputada Angela”, ressaltou.

O procurador Eduardo Santiago Marinho afirmou que esta foi a primeira homenagem recebida na Assembleia Legislativa e destacou a importância do reconhecimento institucional.
“Normalmente, nosso trabalho acontece nos bastidores, longe dos holofotes. Muitas vezes, as pessoas não têm acesso ao que fazemos e à importância desse trabalho para o funcionamento da Casa. Ser reconhecido por isso é muito gratificante”, declarou.
Sentimento de pertencimento

Com quase 25 anos de atuação no serviço público, o desembargador Audaliphal Hidelbrando da Silva possui uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos. Ele já exerceu os cargos de procurador do Trabalho, secretário de Combate à Exploração Sexual e Prostituição Infantojuvenil, de mulheres e de Tráfico Interno, além de ter atuado como coorganizador da Campanha Permanente de Erradicação do Trabalho Infantil no Amazonas. Também foi diretor da Escola Judicial do TRT, presidente do Tribunal Regional do Trabalho e integra a Frente Parlamentar Mista de apoio e acolhimento humanitário de imigrantes e refugiados.
“Meu sentimento é de pertencimento. Fiquei muito feliz com essa homenagem da Assembleia Legislativa e por poder contribuir com meu trabalho em Roraima, ajudando venezuelanos, haitianos, no combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo. Agradeço de coração à deputada Angela por essa iniciativa. Fiquei muito honrado pela indicação”, afirmou.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza e Alexssandro Carvalho
SupCom ALERR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui