Pesquisar

Sesau ressalta a importância dos cuidados com a Doença de Parkinson

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 11, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, uma data inteiramente dedicada à sensibilização sobre a importância dos cuidados com essa condição neurológica progressiva que afeta milhares de pessoas.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 1% da população mundial com idade acima dos 65 anos tem Parkinson. No Brasil, aproximadamente 200 mil pessoas são prejudicadas diariamente pela doença.

“Esse dia é importante justamente por ajudar a aumentar a conscientização sobre a condição neurológica desses pacientes, destacando os desafios enfrentados por eles diariamente. A data também promove a compreensão pública e incentiva o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de tratamentos”, afirmou a diretora do Departamento de Políticas de Reabilitação da Sesau (Secretaria de Saúde), Maria Barroso.

Em Roraima, o paciente com Parkinson pode recorrer aos serviços da Policlínica Coronel Mota, situada no Centro de Boa Vista, e no Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual, que atualmente funciona dentro da estrutura do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, no bairro Santa Tereza.

No CER II, inclusive os pacientes passam por sessões individuais e em grupo, adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa. Fornecendo a todo momento suporte contínuo e orientações para ajudá-los a viver plenamente com a doença de Parkinson.

“Entre os tratamentos indicados estão a fisioterapia, terapia ocupacional e até mesmo a atividade física, elas servem para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida”, destacou Maria.

SOBRE A DOENÇA

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. As pessoas acometidas por ela passam a ter a diminuição intensa da produção de dopamina, que é uma substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas.

Os principais sintomas da doença incluem a lentidão motora; rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo; tremores de repouso notadamente nos membros superiores, geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro; e desequilíbrio.

Maria Barroso ressalta ainda que para prevenir a doença, é preciso ter um estilo de vida saudável, realizando atividade física, consumindo alimentos saudáveis e mais orgânicos, além de dormir pelo menos oito horas todas as noites.

“É preciso ainda evitar o tabagismo, por ser um fator ligado ao desenvolvimento de doenças degenerativas”, completou.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Postado em 19 de dezembro de 2025

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025