Pesquisar

Sesau e Conass discutem sobre ações do Proadi-SUS em Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O fortalecimento da saúde pública, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), foi o principal assunto da reunião entre gestores e coordenadores da Sesau (Secretaria de Saúde) e membros do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Realizada na manhã desta sexta-feira, dia 19, no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, no bairro São Francisco, o encontro analisou as estratégias para a implantação da iniciativa no Estado.

De acordo com o secretário adjunto da Sesau, Edson Castro, a ideia é que o Proadi-SUS passe a funcionar no Estado nos próximos três anos.

“São projetos importantes para capacitação e integração entre as coordenações e os hospitais para dar uma melhor assistência para a população”, informou.

O Proadi-SUS é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

“Viemos justamente para conversar sobre os projetos que vão ser desenvolvidos aqui no Estado [Roraima] e também falar sobre a importância desse alinhamento que esses projetos têm para possibilitar um resultado em benefício da gestão da Secretaria de Estaduais de Saúde”, disse o coordenador de Desenvolvimento Institucional do Conass, René Santos.

A coordenadora geral de Atenção Básica da Sesau, Cinthia Brasil, acredita que a iniciativa trará bons resultados para as unidades hospitalares do Estado, uma vez que os projetos existentes focam na otimização da oferta de serviços de saúde, melhorando de forma sensível a qualidade do atendimento.

“Aqui no Estado estamos envolvidos e recebendo apoio através do Proadi-SUS, tanto no Hospital Materno Infantil quanto no Hospital Geral de Roraima. Na Atenção Básica, temos o projeto voltado para a Telemedicina e o Telediagnóstico, que também apoiam 10 municípios”, pontuou.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025