Pesquisar

Sesau aborda importância de tratamento contra picada de cobras venenosas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Em razão do aumento de casos relacionados ao ataque de cobras venenosas, a Sesau (Secretaria de Saúde), promove nesta sexta-feira, 19, no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima), uma palestra sobre o tema. A ação segue até o fim do dia,

 

Voltada a médicos e enfermeiros que atuam nos serviços de urgência e emergência do Pronto Socorro Francisco Elesbão e Pronto Socorro Airton Rocha, a atividade conta com parceria da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

 

A professora de imunologia do curso de Medicina da UFRR, Manuela Pucca, é uma das palestrantes da ação. Ela contou um pouco dos trabalhos que desenvolveu ao longo dos anos sobre ofidismo, termo médico utilizado para descrever o envenenamento de pessoas por picada de cobra.

 

“Vamos ministrar um treinamento sobre diagnóstico e tratamento do ofidismo, que é um problema sério de saúde pública aqui em Roraima, estado com maior incidência de ofidismo do Brasil e a maior letalidade”, ressaltou.

 

A enfermeira do setor de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) do HGR, Carla Carvalho, de 36 anos, vê grande importância em aprender mais para melhorar o atendimento dos pacientes.

 

“É muito importante participarmos dessa palestra para atualização dos conhecimentos, ainda mais devido à grande demanda que estamos tendo nesse período chuvoso, por causa dos acidentes ofídios”, afirmou a participante.

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025