Semana Delas celebrou o Empreendedorismo Feminino em Roraima | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Foram 5 dias exclusivos para o atendimento Delas.

Durante a última semana, o segmento dos negócios em Roraima recebeu uma celebração especial do empreendedorismo feminino, ofertada pelo Sebrae/RR. A “Semana Delas”, que coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, entre os dias 4 e 8 de março, foi um evento marcante dedicado a reconhecer e fortalecer o papel das mulheres empreendedoras na economia e no desenvolvimento econômico do estado.

Realizado na unidade do Sebrae Ataíde Teive, o evento contou com uma programação completa, composta por 16 palestras que atraíram um total de 600 participantes ao longo dos cinco dias, uma média de 40 mulheres por dia. Além disso, foram realizados 150 atendimentos empresariais, com uma média de 30 pessoas diariamente, destacando o compromisso do Sebrae Roraima em fornecer suporte prático às ideias empreendedoras das mulheres.

Silvio de Carvalho, presidente da FAERR e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR, expressou a importância histórica do evento, afirmando:

É para nós, para o Brasil e para o mundo. Porque a ONU instituiu o Dia Internacional das Mulheres há 49 anos, em 1975. Então para nós é uma situação muito grande poder dar o valor da mulher empreendedora, mostrar um pouquinho dessa mulher que investe, que luta, que impulsiona a economia do nosso estado gerando empregos e renda. 

Silvio de Carvalho, presidente da FAERR e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR.

A programação também contou com palestras de sensibilização sobre “Direitos humanos das mulheres”, “Violência contra a mulher” e “Violência Doméstica e familiar”. Nara Santos, assessora jurídica da DPE, chama atenção para os números alarmantes do estado e a importância de manter as mulheres informadas sobre o assunto:

A mulher vítima precisa buscar seus direitos, e ao procurar a defensoria especializada da mulher, encontra o acolhimento necessário, além do suporte jurídico para garantir sua segurança por meio de medidas protetivas. Em seguida, trabalhamos para fornecer assistência qualificada, que inclui acompanhamento em processos de alimentos, guarda, partilha de bens, mudança de estado, viagens, entre outros aspectos necessários para romper o ciclo de violência, contou.

Jucélia Rodrigues, superintendente da FAERR e OCB/RR e conselheira do Sebrae/RR, enfatizou a importância da visibilidade concedida ao empreendedorismo feminino:

“A relevância desse evento que ao longo da semana o Sebrae proporcionou. Em alusão ao dia das mulheres, é muito importante porque está dando visibilidade ao empreendedorismo, principalmente aquele realizado por mulheres, a mãe, que fortalece o mercado do nosso estado gerando trabalho e renda.”

Reafirmando o compromisso contínuo da instituição em apoiar e promover o empreendedorismo feminino, Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, afirmou:

Mais uma vez, o Sebrae reconhece a força da mulher, em especial no empreendedorismo, justamente porque a gente sabe que ela faz o movimento, ela faz a geração de renda, muitas vezes é a base da família, e o Sebrae tem a obrigação cada vez maior de trabalhar a questão do empreendedorismo feminino, assim como as demais áreas também.

Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR.

O Sebrae Roraima está comprometido em acompanhar de perto o desempenho feminino nos negócios, e o Projeto Sebrae Delas é uma iniciativa exclusiva para tornar esse cenário ainda mais competitivo. O objetivo é aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres, valorizando suas competências e habilidades.

Fran Conrado, analista técnica do Sebrae/RR, destacou o impacto do Projeto Sebrae Delas, enfatizando:

Estamos muito satisfeitos com a realização da feira de empreendedorismo e as capacitações oferecidas às mulheres participantes do Projeto Delas. Durante essa semana, elas estiveram imersas em atividades de planejamento, regularização e participaram de palestras e workshops que visam fortalecer suas habilidades empreendedoras.

Ela explicou os três pilares fundamentais do projeto para unir os saberes e a força feminina e direcioná-los para os negócios.

“No pilar ‘EU’, enfocamos no desenvolvimento pessoal da mulher em aspectos como vida, carreira, família e saúde. No pilar ‘MEU’, concentramos nossos esforços no fortalecimento dos negócios das empreendedoras. Já no pilar ‘NÓS’, abordamos temas que envolvem o universo feminino, buscando conectar participantes e fortalecer redes de empreendedorismo feminino”, explicou.

Durante cinco dias exclusivos para o atendimento às mulheres, foi proporcionada uma programação diversificada com palestras, workshops e atendimentos empresariais, evidenciando o compromisso em apoiar e fortalecer o papel das mulheres empreendedoras na economia e no desenvolvimento do estado.

A “Semana é Delas” contou com o apoio de uma série de parceiros, incluindo a Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), Casa da Mulher Brasileira, Facir, Sicoob

Amazônia, Sicredi, Caixa, Banco do Brasil, Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), Chame, Basa, Santander e Desenvolve Roraima.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022