Pesquisar

Seed participa de capacitação conjunta sobre autonomia e aplicação direta de recursos em escolas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 4, teve início a segunda edição da Formação Presencial do Programa Cecampe Norte (Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte) de Roraima, juntamente com a primeira formação do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) para escolas estaduais em Boa Vista.

O evento aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Antonio de Pinho Lima.

A formação iniciou com a presença da coordenadora de monitoramento do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), Raquel Pereira, da representante nacional do Cecampe Norte, Irlanda Mileó, e os secretários-adjuntos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Semaias Alexandre Silva, Adelaid Pereira e José Rodrigues Sousa, além de secretários municipais de educação, gestores de escolas estaduais da capital e presidentes de APMs (associações de pais e mestres).

“O evento trata de capacitar os nossos gestores sobre os recursos oriundos do PDDE, que chega às escolas por meio das APMs. Também estamos em parceria com a UFRR [Universidade Federal de Roraima] neste momento de executar políticas públicas e a aplicação correta do dinheiro público”, disse o secretário-adjunto da Seed, Semaias Alexandre Silva.

O que é o Programa Dinheiro Direto na Escola?

O programa, fruto de parceria entre a UFPA (Universidade Federal do Pará) e o FNDE, visa aprimorar diversos aspectos da gestão educacional com a formação de gestores da educação básica, o monitoramento de políticas educacionais e o controle social de políticas públicas.

Além disso, a formação também aborda o PDDE. Por meio do repasse direto de recursos financeiros às escolas, o programa possibilita a execução de diversas ações que contribuem para a valorização do ambiente escolar e promovem a autonomia das escolas.

“Foi uma palestra de interesse dos gestores, muito interesse, agregando valor e capacitando para um programa tão importante quanto o Pdde. Essa capacitação vai nos ajudar a sanar algumas dificuldades sobre a aplicação do dinheiro dentro da escola”, disse a gestora administrativa do Colégio Estadual Militarizado Carlos Drummond de Andrade, major Guerra.

A presidente da APM da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, Gisele da Silva Lobato, disse que o evento é de extrema importância porque fomenta o aprimoramento das chamadas Uexe (unidades executoras) “para como utilizar os benefícios, que vai melhorar tanto a questão da infraestrutura das escolas, como também a autogestão de todas as escolas envolvendo a comunidade escolar”.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025