Secretaria de Educação e Desporto celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com diversas atividades neste mês de junho

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Sensibilizar sobre a importância de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis no dia a dia são temáticas que fazem parte do currículo dos estudantes da rede estadual de ensino, dentro da área da Educação Ambiental.

No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e as escolas da rede estarão envolvidas em diversas programações para celebrar a data. Para além dessa programação específica, muitas instituições de ensino já desenvolvem projetos permanentes relacionados ao tema.

Por exemplo, a Escola Estadual Penha Brasil tem um projeto de reaproveitamento de retalhos de tecido para ornamentação do arraial da instituição; a Escola Estadual Indígena José Marcolino da Comunidade Indígena Contão, em Pacaraima, desenvolve um projeto de arborização próximo ao rio da região para proteção da mata ciliar; e a Escola Estadual Indígena David de Souza, na comunidade Vista Nova (Boa Vista Rural), desenvolve um projeto de horta medicinal.

“Nós temos diversas escolas com ações efetivas voltadas a essa temática ambiental. Essas ações complementam o currículo escolar, fortalecendo o conhecimento dos alunos. Roraima está passando por dois extremos: primeiro, uma longa estiagem resultante de grandes queimadas, e agora estamos no período das chuvas. As discussões sobre mudanças climáticas são importantes na escola”, explicou a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed, Naiva Pereira Lima.

Projetos Horta Sustentável e Uso e Reuso da Água

A Seed também desenvolve dois grandes projetos na área da Educação Ambiental. Um deles é o projeto “Uso e reuso da água na escola. Quem paga a conta?”, em parceria com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima). O projeto envolve 54 escolas da capital e tem o objetivo de adotar estratégias para uso e reuso consciente da água, além de sensibilizar a comunidade escolar quanto ao desperdício desse recurso vital.

Outro grande projeto é a “Horta Sustentável”, em parceria com a Eneva, que envolve 12 escolas. O foco da ação é a segurança alimentar e o protagonismo social dos alunos. Além disso, outras sete escolas da rede também desenvolvem projetos de horta.

O mês de junho será de intensa programação

Tanto a Seed quanto as escolas da rede estarão envolvidas, durante todo o mês de junho, em uma vasta programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. As escolas estarão promovendo rodas de conversa, palestras, apresentações culturais, distribuição e plantio de mudas, confecção de cartazes, entre outras atividades.

“Teremos uma programação específica, envolvendo a Secretaria de Educação e Desporto, Detran, Femarh, Polícia Militar e as unidades de ensino. Essa ação tem como objetivo uma educação ambiental mais consciente, trazendo o reconhecimento de valores, desenvolvimento de habilidades e modificação de atitudes”, destacou a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (Depe) da Seed, Rosilda Garcia.

No dia 05 de junho, estudantes da Escola Estadual Lobo D’Almada participam pela manhã da abertura da Semana do Meio Ambiente com distribuição de mudas de plantas frutíferas e ornamentais em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.

No dia 06 de junho, estudantes do Colégio Estadual Militarizado (CEM) Jaceguai Reis Cunha realizarão um passeio ao Bosque dos Papagaios, ação realizada em parceria entre a Seed e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). No dia 07, será a vez do passeio para os estudantes da Escola Estadual Buriti.

No dia 19 de junho, está programada uma mesa-redonda no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima abordando várias temáticas ambientais. Participam do evento representantes da Seed, Femarh, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) e Pronat (Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Encerrando a programação, no dia 30 de junho, a Seed também participará da Corrida Verde, evento promovido pela Femarh.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Pesquisa sobre mídia cívica indica ruptura com conceitos tradicionais

Postado em 16 de junho de 2024

Polícia Civil participa de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

Postado em 16 de junho de 2024

TERAPIA E RENDA EXTRA Alunos concluem curso de pintura em tecido na Escolegis do bairro Santa Luzia | ALE-RR

Postado em 15 de junho de 2024

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para bombeira e policial – Notícias

Postado em 15 de junho de 2024