O Brasil se prepara para transformar a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP 30), que acontece em 2025, em Belém (PA), em um marco na agenda de desenvolvimento global, com uso de tecnologia e inovação. Nesta terça-feira (5), em Brasília (DF), o Sebrae se reuniu com representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para discutir sobre como promover o engajamento em torno das discussões da COP 30, com a participação da Meta e do Tik Tok no Brasil.
Na ocasião, o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou que é preciso apoiar a participação dos pequenos negócios na construção de um novo modelo econômico.
Entendemos que as MPE têm um papel muito importante neste movimento, sobretudo no que se refere à inovação. As startups, por exemplo, desenvolvem alternativas inimagináveis com elevadíssimo potencial de escalabilidade. pontuou.
Segundo ele, a realização de parcerias estratégicas com diversos atores da sociedade, incluindo as big techs, podem gerar engajamento em nível global.
Acredito que as discussões da COP 30, chamada de COP da Amazônia, possam mobilizar 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo com o uso da tecnologia. Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.
De acordo com o embaixador André Aranha Côrrea do Lago, secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, a COP 30 traz a oportunidade para o Brasil se encontrar com esse novo modelo de desenvolvimento ao escolher o caminho da sustentabilidade e poder ajudar outros países.
Acho que o governo brasileiro, sobretudo por meio do Ministério da Fazenda, tem uma visão de como colocar o Brasil na economia contemporânea. Nenhum país em desenvolvimento está tão próximo de ser sustentável quanto o nosso país. frisou.
Durante a reunião, o representante residente do PNUD Brasil Cláudio Providas reforçou a importância de parcerias para ampliar o escopo de atuação da ONU na COP 30. “Temos um potencial infinito de engajar positivamente e realizar uma virada, não apenas no aspecto digital, mas mostrar para o mundo que o Brasil tem um compromisso real de enfrentamento das mudanças climáticas”, ressaltou.
Por sua vez, os representantes da Meta e do Tik Tok no Brasil aproveitaram o momento para reforçar o compromisso das empresas no combate à desinformação climática e na promoção de conteúdos que contribuam positivamente para as discussões em torno das mudanças climáticas.
O gerente de Políticas Públicas do Tik Tok no Brasil, Fabiano Barreto, compartilhou a informação que durante a COP 29, que acontece em Baku, Azerbaijão, a partir da próxima segunda-feira, a plataforma vai levar criadores de conteúdo brasileiro para participarem da conferência.
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