Nos dias 25 e 26 de janeiro, Deyse Oliveira, analista técnica do Sebrae/RR, realizou uma visita técnica ao município de Rorainópolis com o objetivo de explorar soluções para impulsionar a produção agrícola local. A iniciativa focou em projetos de horticultura e fruticultura, visando oferecer suporte aos produtores rurais da região.
Durante a visita, Oliveira percorreu propriedades e se reuniu com líderes locais para entender as demandas e desafios enfrentados pelos produtores. Destacando a importância da ação, ela enfatizou:
O ALI pode atuar principalmente por ser uma área remota. São produtores que estão iniciando um trabalho de horticultura e fruticultura. O Sebrae chegar com um programa de qualidade, inovação e gratuito, com mentoria e gestão de negócios, é super importante para o desenvolvimento local e para o município de Rorainópolis.
Ana Marina Sousa, Agente Local de Inovação Rural, ressaltou a relevância de desmistificar a inovação.
A inovação não é algo difícil de se fazer e não precisa de muito recurso financeiro. Na verdade, você pode inovar reaproveitando produtos que iriam ser desperdiçados e transformá-los em subprodutos com valor agregado, como geleias.
A abordagem do Programa de Agentes Locais de Inovação Rural foi elogiada por Raimunda Luciene da Silva, produtora rural e presidente da Agrihorte.
Eu, enquanto produtora rural e representante da associação Agrihorte, vejo a participação do SEBRAE como crucial. Essa parceria vem para nos orientar sobre como produzir melhor, aumentar a produtividade e organizar a propriedade, algo que precisamos há muito tempo, uma vez que os recursos estão escassos.
A integração do Sebrae com os produtores rurais de Rorainópolis promete fortalecer a visão empreendedora, transformando as propriedades em verdadeiros empreendimentos rurais. A ação estratégica visa não apenas impulsionar a produção, mas também proporcionar sustentabilidade econômica às comunidades locais.
Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!