Pesquisar

Sebrae dá cinco dicas de como o empreendedor pode se planejar para o descanso | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O começo de ano pode ser um bom período para o empreendedor se programar para tirar uns dias de férias e aproveitar o descanso com a família. No entanto, essa pode ser uma tarefa difícil para os donos de pequenos negócios. De acordo com uma pesquisa de 2024 do Sebrae/SP, um em cada quatro empreendedores (27%) fica receoso por não estar no dia a dia da empresa.

Além disso, 33% dizem que a produtividade cai quando não estão por perto – mesmo assim, 70% dizem que fazem uma pequena pausa ao menos uma vez por ano. Para este momento, o planejamento também deve ser seguido à risca. De acordo com a pesquisa, 79% dos proprietários de empresas de pequeno porte e 66% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) adiantam suas tarefas. Para 56% dos empreendedores, antecipar e organizar alguns assuntos e atividades traz mais tranquilidade durante as férias.

Como se planejar?

Para apoiar os donos dos pequenos negócios na tarefa de se planejar para o descanso, o Sebrae preparou algumas dicas.

1) Defina as datas – O ideal é sair de férias quando quase não há demanda ou há redução no volume de procura. Além disso, é importante avisar os clientes, tanto no ambiente físico, quanto nas redes sociais do negócio.

2) Fracione as férias – Distribua em curtos períodos ao longo do ano. Em lugar de tirar um mês inteiro, o empreendedor pode se ausentar por uma semana em quatro momentos.

3) Aproveite para fazer melhorias – A pausa nas atividades pode ser produtiva, uma vez que permite obras ou melhorias no ambiente da empresa, além da oxigenação de ideias para o negócio.

4) Inspire-se – O empreendedor também pode aproveitar a oportunidade para conhecer um lugar que traga inspiração. É interessante programar a viagem para centros vanguardistas, dentro do segmento que você atua, ou visitar concorrentes que possam dar insights, inspirar e agregar valor ao seu negócio.

5) Organização financeira – Muitos empreendedores acabam não tirando férias por medo de perdas financeiras. Por isso, o Sebrae orienta fazer uma reserva de dinheiro para gastos futuros, como são os gastos das férias e o período de fechamento do negócio.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias / SEBRAE-RR – Clique Aqui!

PUBLICIDADE

Leia também:

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025