Pesquisar

“Se podemos nos guiar pela ciência é porque a democracia venceu”, diz Lula em memorial do 8/1 — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Durante ato em memória aos episódios ocorridos em 8 de janeiro de 2023, data que marcou uma série de atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou que a guinada à ciência estabelecida pelo seu governo iniciado naquele ano representa uma vitória da democracia. 

“Se hoje podemos nos guiar pela ciência e vacinar nossas crianças é porque a democracia venceu. Caso contrário, doenças já erradicadas como o sarampo e paralisia infantil estariam de volta. E novas pandemias repetiriam a tragédia da Covid-19, quando centenas de milhares de pessoas morreram pela demora na compra de vacinas e pelas fake news contra os imunizantes”, disse o presidente, em solenidade realizada nesta quarta-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília. 

O foco na vacinação citado pelo presidente culminou em aumento das coberturas no Brasil. O Ministério da Saúde registrou, até novembro de 2024, aumento de 15 das 16 vacinas recomendadas para o público infantil. O aumento médio foi de 17 pontos percentuais em relação ao registrado em 2022. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o secretário-executivo do Ministério, Swedenberger Barbosa, também participaram da cerimônia, que foi encerrada com o Abraço da Democracia, realizado na Praça dos Três Poderes. 

Também participaram da solenidade o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin; o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo; a segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário; além de chefes das Forças Armadas, titulares de tribunais superiores e outros ministérios, de autarquias e membros de movimentos sociais.  

abraço democracia.jpg
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Defesa da democracia

O compromisso com a democracia foi um dos temas base do discurso da ministra da Saúde quando de sua posse no cargo, em janeiro de 2023 – seis dias antes dos ataques extremistas em Brasília. “Sou, portanto, herdeira da luta pela democracia, pelos direitos consignados na Constituição Cidadã, entre eles o direito à Saúde,” destacou Nísia, contando sua trajetória como sendo alguém parte de uma geração que viveu desde os primeiros anos da infância a privação dos direitos e da liberdade. 

Assista ao evento desta quarta 

Nathan Victor/Ministério da Saúde


‘Se ainda estamos aqui, é porque a democracia venceu’, diz presidente Lula


Cerimônia em memória ao 8 de janeiro é marcada por entrega das obras de arte restauradas


AGU cobra mais dez condenados por danos ao patrimônio da União


Confira apresentação do Canal Gov sobre o ato em defesa da democracia neste 8 de janeiro


Maria do Rosário repete Ulisses: “A sociedade é Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram’


Janja diz que democracia deve ser defendida e reforçada diariamente


 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025