SÃO JOÃO DA BALIZA Alunos de capoeira do Centro de Convivência participam de cerimônia de batismo e troca de cordas | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O núcleo do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima de São João da Baliza, a 320 km de Boa Vista, realizou neste sábado (03) a cerimônia de entrega de cordas e troca de graduação de 40 alunos da capoeira. Parte dos alunos recebeu a corda branca, destinada aos iniciantes no esporte. Os demais trocaram de corda de acordo com o grau de evolução na capoeira.

A cerimônia de graduação da luta genuinamente brasileira e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reuniu além dos professores e alunos, familiares e amigos na praça da Perimetral Norte, no centro do Município.

A empreendedora Rikaelle Magalhães de Oliveira estava emocionada com a graduação do filho Arthur Lucas Araújo de Oliveira, de 5 anos, que recebeu sua primeira corda. Para a mãe, ver o filho jogando capoeira é a realização de um sonho.

“Minha história com a capoeira começou porque meu irmão jogava muito bem. Achava a coisa mais linda. Tentei, mas era muito desengonçada. Então disse que quando tivesse um filho o colocaria para praticar o esporte. Vê-lo jogando é muita emoção, a coisa mais linda do mundo”, disse emocionada.

Ao lado da mãe, Arthur Lucas contou que “estava feliz por ter sido batizado e ganhado a sua primeira corda”.

A aluna Suzilane Luiza de Oliveira Miranda, 13 anos, também recebeu a corda branca. “Estou muito emocionada, capoeira é um sonho, é vida. Eu quero ser policial no futuro, e quando passar em um concurso, já saberei um pouco de defesa pessoal com a capoeira”, analisou.

Para o coordenador do Núcleo em São João do Baliza, Dirceu Freitas, esse batizado de capoeira é o resultado positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Esse trabalho só é possível porque é feito em conjunto com o Centro de Convivência, o Mestre Torresmo e a comunidade. É um trabalho de disciplina que o Mestre Torresmo realiza, fazendo acompanhamento de cada aluno nas escolas”, disse.

O professor de Capoeira, Nivaldo Aparecido da Silva, popularmente conhecido como Mestre Torresmo, tem 23 anos de Roraima compartilhando o conhecimento desse esporte que mistura arte marcial, dança e música. Há seis meses no Centro de Convivência, ele conta que está sendo satisfatório fazer parte dessa ação social.

“Está sendo muito bom trabalhar neste projeto, e no próximo ano queremos envolver mais alunos. Além de ir à escola saber como está a vida escolar, visito a casa de todos os alunos. Em seis meses eles não só dominam a técnica de jogar capoeira, mas também tocam os instrumentos. Capoeira é uma filosofia de vida, é dança, é luta, é arte”, ressaltou.

Além de capoeira, o Núcleo do Centro de Convivência da Juventude em São João da Baliza, que está localizado na avenida São Paulo, s/n, bairro Manoel Bezerra, oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes entre 7 a 17 anos.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade

SupComALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Leia também:

Escolas de samba do Rio retomam ensaios técnicos neste fim de semana

Postado em 14 de janeiro de 2023

Vendas de vinil ultrapassam as de CD pela primeira vez desde 1987

Postado em 30 de março de 2023

Dia da Consciência Negra agora é feriado em todo o estado de São Paulo

Postado em 13 de setembro de 2023

Congresso recebe iluminação azul como alerta para prevenção ao câncer de próstata – Notícias

Postado em 2 de novembro de 2022