Reunião NAF promove alinhamento estratégico para fortalecer serviços contábeis e fiscais gratuitos em Roraima | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na última quarta-feira, dia 07 de fevereiro, ocorreu uma importante reunião na Sala das Serra do Tepequém, no Sebrae Airton Dias, situado na Rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771, São Francisco. O encontro, foi uma Reunião do NAF, e teve início às 08h e se estendeu até às 11h, contando com a presença de figuras-chave do cenário contábil e fiscal do estado.

Dentre os participantes destacaram-se Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, Almir Sá, diretor de administração e finanças do Sebrae/RR, e Roberto Paulo Santos, delegado titular da Receita Federal de Roraima, além de representantes de outros órgãos e instituições públicas.

O principal foco da reunião foi o Programa NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), uma iniciativa conjunta entre a Receita Federal e instituições de ensino superior. O NAF visa oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para indivíduos e empresas de menor poder aquisitivo, com supervisão das próprias instituições de ensino.

Durante a reunião, Emerson Baú ressaltou a importância estratégica do programa para o desenvolvimento econômico do estado de Roraima, afirmando que o mesmo ampliará a oferta de serviços contábeis e fiscais, impactando positivamente os negócios locais.

Ainda estamos construindo o conceito e a estruturação desse núcleo, mas tenho certeza de que, em breve, conseguiremos envolver os alunos das universidades e faculdades, além das instituições de fiscalização e do SEBRAE, impactando positivamente nos negócios e na economia de Roraima como um todo. disse Emerson Baú.

Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR.

Por sua vez, Roberto Paulo Santos destacou a relevância do NAF para a internacionalização das micro e pequenas empresas, ressaltando as oportunidades proporcionadas pelo ambiente favorável de livre comércio e incentivos fiscais presentes na região.

Nosso objetivo é internacionalizar micro e pequenas empresas, facilitando importação e exportação. Sabemos que temos um ambiente muito favorável aqui, com duas fronteiras e incentivos à livre comércio. No entanto, nossas micro e pequenas empresas, apesar de favoráveis ao ambiente, ainda exportam pouco. disse.

Roberto Paulo Santos, delegado titular da Receita Federal de Roraima.

Ana Paula Sacchir Kuhar, palestrante convidada, enfatizou a importância das parcerias com instituições de ensino para transformar realidades e promover a educação fiscal.

É possível promover parcerias com instituições de ensino para transformar realidades. Vamos abordar isso na palestra de amanhã, com foco no programa Receita Cidadã. Muitas oportunidades estão sendo perdidas, mas já realizamos ações concretas, como a doação de computadores para escolas públicas em Bonfim. Nosso foco é conscientizar a população sobre a importância dos tributos e o papel do órgão federal na arrecadação. explicou.

Ana Paula Sacchir Kuhar, palestrante.

Em resumo, a Reunião NAF representou um passo significativo na consolidação do programa Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal em Roraima, demonstrando o compromisso das autoridades e instituições em promover o desenvolvimento econômico e a educação fiscal no estado.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas

Postado em 27 de fevereiro de 2024

AÇÃO FISCALIZATÓRIA Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima | ALE-RR

Postado em 26 de fevereiro de 2024

Caer realiza mutirão para revisão das faturas de água   – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 26 de fevereiro de 2024

MDHC apresenta a ministérios, na Casa Civil, eixos que comporão o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa — Agência Gov

Postado em 26 de fevereiro de 2024