REUNIÃO EMPRESARIAL: Sebrae/RR estreita parceria com representante da primeira-ministra de Barbados | ASN Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira,12, no edifício Airton Dias.

Falar de negócios e parcerias. Foi com essa finalidade que o Sebrae Roraima realizou uma reunião com a representante da primeira-ministra e senadora de Barbados, Alphea Wiggins, para discutir ações de cooperação, bem como a realização de uma missão empresarial para o “AGROFEST 2024”, evento agrobusiness que acontecerá entre os dias 23 a 25 de fevereiro, em Barbados.

Reunindo empresários, representantes de instituições e produtores do Estado, o encontro promoveu interação e conhecimento. Durante a reunião, a senadora explicou sobre as oportunidades comerciais e os benefícios que este grande evento representa para a transformação do cenário de exportação entre Barbados e Roraima.

Estreitar esse laço comercial reforça o apoio que o Sebrae tem realizado nos últimos anos junto as federações da agricultura, comércio e serviços, pontuou o presidente do CDE (Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RR), Sílvio de Carvalho.

Conversamos e mostramos aos nossos empresários sobre a importância da participação deles no AGROFEST, pois é um evento que traz possibilidades de negócios e rede de contatos que futuramente podem se transformar em grandes parcerias comerciais, principalmente para os pequenos produtores organizados em cooperativas, disse.

A senadora explicou, que Barbados está disposto a receber diversos produtos de Roraima em especial arroz, pimenta, melancia, abóbora, tomate, queijo, mel, abacate e coco, além de informar que a meta é diminuir os impostos em 25% até 2025.

Roraima é uma grande potência que além da produção possui vantagem na logística favorável por fazer fronteira com a Venezuela e Guiana, então o objetivo deste encontro era convidar os produtores e empresários a participarem do maior evento agrícola do nosso país para eles analisarem, exibirem os seus produtos e explorarem as oportunidades que existem em Barbados, reforçou a senadora de Barbados, Alphea Wiggins.

Entrar no comércio do Caribe que possui quase 30 milhões de população fixa, é uma chance imperdível para os nossos empresários e produtores expandirem seus produtos e serviços para o mercado internacional, ressaltou o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú.

Nossos grãos, frutas, alimentos processados da indústria, serviços de turismo, são exemplos de alguns produtos que é de interesse dos empresários de Barbados, então o Sebrae está com esse papel de fazer essa relação dentro do planejamento entre Brasil por meio de Roraima e países do Caribe, para iniciar esse processo de exportação, concluiu.

Para o secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, esse interesse dos países vizinhos em fazer negócio com Roraima é de extrema importância para a economia do Estado.

Compreender e entender como funciona aquele mercado e seus regulamentos para exportar é um passo fundamental para essa parceria se estabelecer, e acredito que essa missão organizada pelo Sebrae, vai ser uma oportunidade de sanar essas dúvidas para que juntos possamos avançar e desenvolver cada vez mais o setor agrícola, tecnológico e de inovação em Roraima, acrescentou.

Edson Rodrigues Dias, produtor de hortifruti no interior da capital Boa Vista, comentou que essa iniciativa representa um novo cenário mercadológico na região.

Enviar meus produtos para outros países era um sonho que parecia distante, mas agora percebo que é uma realidade próxima, então é algo que vai mudar o percurso do meu negócio. Também quero destacar a participação do Sebrae em organizar essa viagem porque o auxílio com documentação, subsídio do custeio da viagem, logística e hospedagem, é importante para essa ação acontecer, finalizou.

Edson Rodrigues Dias, produtor de hortifruti.

Com essa missão empresarial, os empresários e produtores farão visitas técnicas, rodadas de negócios e um ‘Roraima Day’ momento em que vão apresentar o potencial agrícola, turístico e mercadológico do Estado, em Barbados.

AGROFEST

A Sociedade Agrícola de Barbados está empenhada em demonstrar a relação simbiótica entre a agricultura e outros aspectos da economia nacional, bem como em reforçar a segurança alimentar do país através do fornecimento de alimentos e subprodutos produzidos localmente. Está também empenhada em educar os barbadianos sobre a importância de cultivar os seus próprios alimentos, o que produz benefícios consideráveis para a saúde, sociais e econômicos. A edição deste ano vai ocorrer do dia 23 a 25 de fevereiro.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Leia também:

Prefeitura de Maricá nega desvios de recursos da saúde

Postado em 28 de fevereiro de 2024

Imunização contra a dengue envolverá a rede pública de ensino dos municípios – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 28 de fevereiro de 2024

PREVIDÊNCIA SOCIAL ALE-RR realiza audiência pública com presença do ministro Carlos Lupi nesta sexta-feira | ALE-RR

Postado em 27 de fevereiro de 2024

Câmara aprova regime de urgência para oito projetos – Notícias

Postado em 27 de fevereiro de 2024