Pesquisar

Reunião bilateral fortalece cooperação entre Inmetro e Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta terça-feira (17/9), a delegação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em missão nos Estados Unidos, se reuniu com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC), agência responsável por regular a segurança de produtos de consumo no país norte-americano.

A CPSC desempenha atividades semelhantes às desenvolvidas pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro.

O objetivo da reunião foi estreitar a cooperação técnica entre os órgãos.

.
.

Pela manhã, o encontro foi realizado no Centro Nacional de Ensaios e Avaliação de Produtos (NPTEC), referência no mundo em ensaios de conformidade para produtos de consumo regulados pela Comissão. Durante a visita, foram conhecidos diversos laboratórios, como os de química, flamabilidade, fogos de artifício e produtos infantis. O NPTEC conta com uma infraestrutura laboratorial de aproximadamente 33 mil metros quadrados.

.
.

A delegação também pôde acompanhar ensaios em baterias de íons de lítio, que alimentam bicicletas elétricas, patinetes elétricos e hoverboards, e baterias diversas que alimentam carros elétricos.

À tarde, a delegação do Inmetro se reuniu com o Presidente da CPSC, Alexander Hoehn-Saric, oportunidade em que se aprofundou o debate sobre a a identificação de temas de interesse mútuo para a elaboração de um plano de trabalho conjunto que incluirá a troca de informações sobre requisitos e regulamentos de produtos de consumo, o aprimoramento da vigilância das importações nos portos, a discussão de estratégias para a garantia da segurança de produtos comercializados através das plataformas de comércio eletrônico e um estudo em conjunto a partir da realização de ensaios para avaliar a segurança das baterias de íons de lítio que alimentam dispositivos de mobilidade elétrica.

.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, afirmou que a reunião foi um passo crucial para consolidar práticas regulatórias eficazes e alinhadas a padrões internacionais: “Não se trata apenas de garantir a segurança dos produtos, mas de fomentar um ambiente onde o avanço tecnológico e a confiança do consumidor coexistam”. O presidente também destacou a importância estratégica da cooperação com os Estados Unidos: “Fortalecer essa parceria é construir pontes para que o Brasil se destaque como referência em qualidade e inovação”, concluiu.

A delegação do Inmetro em missão nos Estados Unidos é composta pelo presidente, Márcio André Brito; o coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Antonio da Paz Cruz; o chefe de gabinete, Alexandre Costa e Silva; a gerente de projetos, Alícia Bentes; a chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos, da Diretoria de Avaliação da Conformidade, Alessandra Julião Weyandt; e o pesquisador Paulo Coscarelli, da Divisão de Cooperação Técnica Internacional.

 




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

Leia também:

Câmara aprova acordo com a Holanda sobre informações sigilosas; proposta vai ao Senado

Postado em 20 de junho de 2025

Inmet emite alerta vermelho para chuvas no Rio Grande do Sul

Postado em 20 de junho de 2025

TURISMO ACESSÍVEL
ALE-RR encerra segundo ciclo de capacitação do Turistea com foco na inclusão

Postado em 19 de junho de 2025